Ser generoso é a arte mais egoísta que existe

generoso

Parece uma frase estranha “Ser generoso é a arte mais egoísta que existe” mas não é. Pense bem, quando você faz algo bom para alguma pessoa, quem se sente melhor? A pessoa que recebeu sua oferta ou você que fez ela. A resposta é simples e egoísta: Você se sente melhor!

Egoísta, eu?

Aprendi, em outra fase da minha vida, que eu deveria fazer o bem, a caridade, me doar para as pessoas e que com isso, todo o retorno de paz que eu queria viria naturalmente.

Por muitos anos eu fiz, caridade todos os finais de semana, me doava de corpo e alma para pessoas que eu não conhecia, ou não me importava de verdade. Durante esse período eu realmente me sentia em paz, conseguia dormir e vivia tranquila, e descobri que esse era o retorno da generosidade, que no fundo, ela faz sentir-se melhor quem pratica do que quem a recebe.

Muitas vezes, ajudamos sem olhar a quem, mas muitas vezes nos envolvemos e queremos mesmo que a pessoa se torne melhor, seja seguindo um conselho nosso ou tentando mudar, mas no fundo, nada disso importa, pois, caso a pessoa fracasse, o sentimento de eu fiz a minha parte vai confortar o seu cérebro enquanto você tenta dormir.

Então sim, egoista de quem faz caridade, quem é generoso para conseguir dormir a noite, quem faz o bem para se sentir bem!

E isso é ruim?

Lógico que não! Ou você acha ruim alimentar uma pessoa com fome, tirar alguém da linha da miséria, ajudar quem não consegue se locomover, tudo isso é bom, mas temos que pensar dos dois lados.

Quem ajuda, precisa mais daquela recompensa do que quem está senso ajudado, a generosidade de hoje em dia, muitas vezes é só uma foto com uma marmita na mão sendo entregue para um morador de rua no facebook, isso para mim não é generosidade, é estrelismo escondido atrás de segundas intenções, então vamos ser realistas:

Quem é generoso com o outro, está sim fazendo o bem, mas não está fazendo de graça ou sem nenhuma intenção por de trás disso, está fazendo para que no fundo essa recompensa de paz e sentimento bom com ele mesmo venham de uma forma natural, e isso não é ruim, o egoísmo nesse caso acaba refletindo coisas boas, e isso não é ruim!

Nesse natal, seja bem egoísta, existem vários movimentos para isso! Mas não esqueça de ser egoísta o resto do ano também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *