Porto Alegre e a Criatividade

Sou paulistana fugida do caos e vinda pra Porto Alegre, terra de itens peculiares. Queria neste texto fazer uma homenagem à terrinha gaúcha que tem me acolhido e me desafiado há quase 2 anos.

Terra mais de gaúcho do que de brasileiro, a discussão aqui não é bolacha ou biscoito, mas sim o vermelho ou o azul, Colorado ou Grêmio, Rio Guaíba ou Lago Guaíba, ceva (não breja) na Cidade Baixa ou na Padre Chagas, limpa a casa com Kiboa ou Clorofina (descobri numa situação constrangedora que por aqui eles não chamam a água sanitária de cândida)? Veja só, descobri recentemente que quem tem boca vai à Uruguaiana, não à Roma!

Hoje falo o “tu”. “Tu fala”, dificilmente “tu falas” por aqui! E como eu ainda falo uns “Mano!” ou “cê” (você), não vou julgar a gramática! Aliás, que a linguagem nos deixe nos expressar, não nos aprisionar, né? Por exemplo, o tal BAH. Uma interjeição – muito utilizada e bem expressiva – multiuso que, quando você usa, já te contextualiza de toda a conversa.

Esporadicamente, há concursos de poemas e os ganhadores têm os seus colados nas janelas de ônibus e do trem. E que baita reflexão tu faz nessas viagens! Uma de minhas preferidas é essa:

Imagem retirada do site da Prefeitura de Porto Alegre

Quanto ela diz sobre nossa criatividade!

Essa CRIATIVIDADE no Psicodrama, abordagem com a qual trabalho e amo, é a ideia fenomenológica de ver o novo no velho, de dar novas respostas às velhas situações. E como somos capazes disso!

Nossos planos nunca dão 100% certo, a agenda sempre tem uma modificação, ficamos doentes quando não podemos, temos filhos, cai temporal, despedidas.. Uma infinidade de aprendizados todos os dias para nos construir como pessoas mais espontâneas, empáticas com os erros de trajeto dos outros e criativas para lidar com nossos problemas. Minha vinda pra Porto Alegre com certeza não é o que eu planejava, é muito mais! E que linda essa novidade nossa de cada dia.

Nas mesmas coisas que sempre me encantaram por aqui, sempre acho a novidade. Particularmente, amo as diversas feiras orgânicas bem em conta pela cidade, mate no frio ou no calor, Guaíba junto ao pôr do sol (a foto lá em cima eu que tirei), feiras de rua com música, gente e cerveja artesanal.. ah, Porto Alegre! Cidade que me traz ainda muitos desafios culturais, mas que também me deu de presente muitos amigos, além de estar mais próxima à natureza e ao Psicodrama, junto com minha amiga e sócia Marília e o Grupo 3 de Nós.

 

Gratidão pela hospitalidade e pelos desafios que me fazem crescer todos os dias!

E viva a criatividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *