Ovário Policístico: Você está tratando direito?

Ovário Policístico

Ovário Policístico: Você está tratando direito? Se a resposta for “Claro, estou tomando ac!” então sinto te decepcionar mana, mas vocês está fazendo isso errado, muito errado, erradíssimo…

Comecemos do princípio, o que é ovário policístico?

Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

Vamos agradecer ao google por essa definição clara e breve, que facilitou muito a minha vida.

Além de produzir cistos e aumentar o tamanho dos ovários, a SOP também tem outros efeitos como amenorreia, aumento da produção folicular inclusive em lugares onde a mulher não costumava ter pelos antes, como no rosto e nos seios, acne severa no rosto e no corpo, aumento de peso, dificuldade para engravidar…

Algumas pessoas possuem a síndrome desde pequenas, outras apresentam a síndrome depois dos 25, como foi meu caso, mas não importa o momento em que ela aparece o tratamento indicado pelos ginecologistas é sempre o mesmo: ac e é aí que começa o problema.

Pra ficar bem claro: não é ginecologista que trata SOP e sim endócrino, já que, como foi dito acima, ovário policístico é um problema endócrino que reflete nos ovários.

O ac não trata o ovário policístico, ele inibe a ovulação e  a produção normal de hormônios e devido a isso, automaticamente os cistos “somem” e o problema fica sobre controle, mas assim que você interrompe o tratamento eles voltam, com força total!

O tratamento com ac é ineficaz e além dos muitos riscos que ele tem, como trombose, embolia, etc, ele ainda dificulta muito a vida das mulheres que resolvem engravidar, principalmente das que tomam desde pequenas, muitas nunca conseguem. Resumindo ac é um veneno e ninguém deveria tomar por motivo nenhum na vida!

“Mas seu eu não tomar ac como vou tratar o ovário policístico?” Então mana, agora é a hora de aprender a se tratar de verdade!”

Além de poder ir ao endócrino e pedir um tratamento adequado, você também pode fazer muitos tratamentos naturais e ir acompanhando os resultados com exames, para ver o que está e o que não está funcionando para você, como cada organismo é único o que pode funcionar para uma pode não funcionar para outra.

Exercícios físicos ajudam e muito, nem que seja 20 minutos de caminhada, além de ajudar no fortalecimento muscular e cardiovascular, também ajuda a equilibrar os hormônios.

Uma alimentação low carb e baixa em açucares também ajudam, mas nesse caso é muito particular e nem todo mundo está disposto a fazer uma mudança alimentar tão drásticas que pode não durar muito tempo. Eu particularmente não sou adepta e nem por isso deixo de ter resultados.

Acupuntura e meditação ajudam no controle da ansiedade e do estresse que são o mal dessa geração. Ansiedade e estresse desequilibram absolutamente tudo dentro de nós e acabam causando muitos males, como gastrite, sistema imunológico baixo, baixa qualidade de sono…a lista é imensa, então mesmo que você não tenha ovário policístico, considere inserir essas práticas na sua rotina para ter uma melhor qualidade de vida.

Tome sol! A vitamina D é produzida naturalmente pelo organismo quando você toma de 15 a 30 minutos de banho de sol por dia, quanto mais exposto melhor. A vitamina D ajuda no tratamento de muitos males, mas falando de ovário policístico, ela ajuda com ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a regular o sistema imune e endócrino.

Suplementação natural (vitex, óleo de cártamo, fertisop), ajudam a equilibrar nossas vitaminas e a produção de hormônios. É importante saber que todos os tratamentos de sop devem focar no equilíbrio dos hormônios já que são eles que estão fora de controle  e causando o ovário policístico.

A unha de gato e o uxi amarelo poderiam estar no parágrafo de cima, mas resolvi dedicar um paragrafo inteiro a eles porque é onde eu tenho mais experiência! Fui diagnosticada em agosto de 2016, aos 27 anos e comecei a fazer  meu  tratamento com eles, manipulei as capsulas com 250mg de cada um e tomei 2x por dia durante 4 meses e refiz os exames. Inicialmente eu estava com policistos em ambos os ovários e após esse breve tratamento, o ovário esquerdo já estava limpo e os cistos do direito diminuindo. Agora tomo 1 comprimido de 3 a 5 vezes por semana e no começo de 2018 vou repetir o exame para ver como estão as coisas.

Essa combinação também ajuda as mulheres que querem engravidar, porém o uso é diferente, recomenda-se ouso do chá algumas vezes por dia, você pode ter mais informações aqui.

O intuito desse post é desmistificar o ovário policístico e principalmente acabar com essa história de que ac é tratamento para qualquer coisa.

È possível sim se livrar dessa síndrome de forma gentil e consciente, por isso além dessas dicas eu recomendo que vocês leiam esse livro do Gasparetto –  “Metafísica da Saúde, Vol II”, onde ele fala quais os possíveis traumas que você pode estar somatizando e refletindo nos ovários, o link para o PDF está disponível aqui.

Além de tudo isso o mais importante é você amar seu corpo e entender que tudo que acontece dentro dele é para o seu bem, para te proteger, porque o seu corpo só quer sobreviver e faz o melhor que ele pode, então tenha compaixão com ele e com você mesma, se perdoe e se permita, se ame todos os dias e veja os milagres que isso fará com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *