O que é Permacultura?

O que é Permacultura?

Você já ouviu falar em permacultura? Pois é! Este é um movimento que surgiu na década de 70, idealizado por dois australianos, Bill Mollison – professor de psicologia ambiental – e seu aluno, David Holmgren, em reposta ao sistema industrial e práticas agrícolas poluidoras e degradantes que estavam ocorrendo no Planeta. A partir dessa conclusão, eles começaram a viajar pelo mundo reunindo conhecimentos ancestrais, habilidades, sabedorias aborígines junto com informações das ciências modernas.

Daí surgiu a permacultura, que nada mais é do que um sistema de desenho ambiental fundado em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável.

Filosofia

Esse novo modelo de vida, que pode ser desenvolvido no campo ou nas grandes cidades tem como objetivo trazer uma melhor qualidade de vida a todos. Ele tem como um de seus pilares a criação de novos hábitos e costumes simples e ecológicos em nosso cotidiano como tentar envolver-se em atividade de autoprodução referentes a abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energias sustentáveis.

Dia a dia

A permacultura pode ser expressa como um círculo que tem vários pilares. Por exemplo, em relação à saúde e ao bem-estar, você pode estar aberto à saúde preventiva, uma medicina holística, prática de ioga, parto e aleitamento em casa… e já estará colocando em prática a permacultura.

Em relação à economia e às finanças, aquele que faz compras coletivas, compra do local e paga um valor justo, apoia a agricultura na comunidade, está pondo em prática a permacultura. O mesmo vale para o espaço construído. Quem faz reuso de resíduos, faz captação ou armazenamento de água, cuida com o manejo da terra e natureza, os que plantam verduras em casa, têm sua horticultura, têm bancos de sementes está colocando em prática a permacultura. Perceberam que não é tão difícil assim?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *