O que é Fibromialgia?

o que é fibromialgia

Muito se falou nesses últimos dias na doença misteriosa que tirou a Lady Gaga do Rock in Rio, mas o que seria essa doença?

Afinal, o que é Fibromialgia?

Antes de começar a explicar a doença, deixe-me utilizar o discurso da própria Lady Gaga ao explicar sua impossibilidade de comparecer aos shows devido à sua doença:

“Brasil, estou devastada (Brasil, estou destruída, arruinada, arrasada.) porque não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio (porque estou surtando de dor em todo o meu corpo, porque nenhuma droga tem conseguido amenizar essas dores que estão me matando a cada segundo. Durante crises como essa que me impede de estar com vocês, eu tenho muita, muita vontade de morrer, mas não pra terminar minha história, pois eu amo “divar”, amo a vida, queria morrer apenas no sentido de sair desse corpo que tem sido meu cruel algoz) Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora (eu juro que faria qualquer coisa, mas é qualquer coisa mesmo pra me livrar dessa tortura e estar aí com vocês, entretanto meu corpo pede socorro, meu sensorial grita no silêncio, a dor invade meu sono, rouba meu apetite, destrói meu humor, eu quero, eu preciso de cuidados, preciso me livrar disso). Peço pela bondade e compreensão de vocês (peço encarecidamente que me entendam, por favor, não me julguem, não saiam por aí dizendo que sou irresponsável, que inventei esse sofrimento pra me safar de um compromisso, compreendam o quanto estou sofrendo, não mensurem minha dor, pois ela é silenciosa e a máxima que “até o cabelo dói” existe aqui. Por favor, não menosprezem o que estou sentindo, pois vocês não tem ideia do que é precisar provar e justificar que estou com uma dor que maltrata, que mata a fé, mata sonhos, projetos, que mata meus compromissos como cantar pra vocês no amado Rock in Rio onde eu deveria estar nesse momento), prometo que vou voltar e cantar para vocês em breve. Me desculpem e eu amo muito vocês” (prometo que tenho feito de tudo pra sair dessa situação, eu não planejei essa crise, eu quero melhorar, não gosto de sentir dor, preciso estar bem, pois quero honrar meu compromisso com vocês, quero fazer o que mais amo, cantar, dançar e alegrar cada um de vocês, amo muito vocês).”

Embora ainda hoje algumas pessoas ainda achem que é exagero, frescura, mimimi, vamos ás explicações…

Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

A fibromialgia está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

A condição fundamental para o diagnóstico de fibromialgia é a presença de dor espalhada pelo corpo inteiro, referida como dor “da ponta dos dedos dos pés até o fio de cabelo.

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão diretamente associados a esta síndrome.

Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome
Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia
Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome.

Os principais sintomas da Fibromialgia são:

  1. Dor generalizada: a dor da fibromialgia é constantemente descrita como uma dor presente em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar
  2. Fadiga: pessoas portadores dessa síndrome normalmente ja acordam se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, a exemplo da apneia e insônia
  3. Dificuldades cognitivas: para os portadores de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental
  4. Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável)
  5. Problemas de memória e de concentração
  6. Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
  7. Palpitações
  8. Redução na capacidade de se exercitar

Os sintomas são muito similares a sintomas de outras síndromes.

Por isso, é essencial que, durante da consulta, você:

Descreva todos os seus sintomas e a intensidade das dores.
Fale sobre problemas médicos que teve no passado, bem como o de seus parentes;
Relate todos os medicamentos e suplementos utilizados.
Diga ao médico se tem problemas ao dormir. Ele deverá questionar também sobre eventuais episódios de depressão e ansiedade.

O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando são unidos medicamentos e cuidados não medicamentosos. O foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.

  • Fisioterapia
  • Programa de exercícios e preparo físico
  • Métodos para alívio de estresse, incluindo acupuntura, massagem leve e técnicas de relaxamento
  • Terapia cognitivo comportamental.
  • Convivendo com o Diagnóstico

A fibromialgia é uma patologia de longa duração com frequentes alterações na intensidade e localização da dor. Seguindo o tratamento corretamente e tomando os devidos cuidados dentro de casa, os sintomas tendem a melhorar. Mais importante ainda: com os devidos cuidados, a pessoa com fibromialgia mantém sua capacidade funcional e autonomia.

Medidas importantes para diminuir os surtos e tornar a vida do portador de fibromialgia um pouco mais leve

  • Reduza o estresse diário
  • Durma o suficiente para estar descansado no dia seguinte
  • Exercite-se regularmente
  • Mantenha um mesmo ritmo de vida
  • Preserve um estilo de vida saudável

Embora todo um cuidado e tratamento seja extremamente importante, o principal e mais eficaz medicamento chama-se RESPEITO. Com doses diárias desse remedinho, os pacientes com dores crônicas, generalizadas, neuropáticas etc. podem alimentar suas esperanças em dias melhores, lutando pra vencer a dor que os pede pra ficarem deitados e quietinhos sem falar com ninguém, conseguem viver. Com dor? Sim, mas respeitados e felizes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *