MINHA POBREZA É ESSA DAQUI | Sejamos dona Maria

Leitura indicada para quem tem olhar sensível e busca empatia diária. OU ENTÃO, apenas leia.

Há um tempo atrás, dona Maria viralizou nas redes sociais.

Mas quem é dona Maria? Se você não a conhece, nas próximas linhas com certeza você irá se emocionar. SEJAMOS DONA MARIA, MARAVILHOSA por dentro e por fora.

APONTANDO UM PAR DE CHINELAS consertado com um preguinhoela comenta que a pobreza dela não passa disso.

– MINHA POBREZA É ESSA DAQUI, Ó!

Diz dona Maria. E comprova que SER POBRE, É NÃO TER NADA ALÉM DE DINHEIRO.

E porque a dica é SEJAMOS DONA MARIA? A resposta é simples: dona Maria tem pureza na alma, muito mais sábia que diplomatas engomadinhos.

Com toda sua simplicidade majestosa e leveza sútil, ela nos ensina muito mais do que as variações da oralidade existentes na língua portuguesa, com um sotaque nordestino que encanta a audição de qualquer ouvinte, dona Maria nos fornece uma lição de vida e uma baita inspiração.

Mas, dona Maria não para por aí.

Mostrou para nós também, que ser pobre ou rico tem outro significado, bem diferente de ter ou não dinheiro na conta bancária.

Dona Maria, não tem ambição por nada de ninguém, ela é o exemplo de que temos muito e mesmo assim, quanto mais temos, mais resmungamos. Ela se orgulha de ter conseguido o pouco que possui, e de seu pequeno roçadinho onde cria um jumento.

Ela pede ajuda para concluir seus estudos, ela dá valor a oportunidade de estar dentro de uma sala de aula e ter interlocutores que possibilitem que ela seja alfabetizada.

O próximo questionamento é o seguinte – será mesmo que precisamos de muito mais do que um pedaço de terra para plantar, colher e comer? –  Vamos esquecer juntas as exigências e padrões dessa sociedade adoecida, que faz com que nunca possamos sentir-se satisfeitas com nossas pequenas ou grandes conquistas. Não sejamos causadoras de nossas pequenas mortes.

Agora, cá entre nós: SEJAMOS MESMO DONAS MARIAS!

Que possamos enxergar além do que os protótipos sociais nos impõe, e que ser feliz SEJA uma motivação interna, sendo possível reconhecer nossas conquistas, e NÃO uma comparação baseada no triunfo de outros.

O vídeo a seguir integra o Projeto HUMAN – Uma viagem pela vida. Com testemunhos e imagens aéreas exclusivas, o introspectivo documentário aborda quem nós somos hoje em dia. Não só como comunidade, mas como indivíduos. Através das guerras, descriminações e desigualdades. Dá uma olhadinha, vai! 

Com vocês, dona Maria! Aquela que prefere comprar sua comidinha ao invés de um par de chinelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *