Estilo de Vida: Minimalismo – Menos é Mais!

Já ouviu falar de #Minimalismo? Este é o estilo de vida que várias pessoas estão adotando para encontrar a felicidade nas coisas simples da vida, deixando de lado o consumismo desenfreado e criando uma nova relação com o ato de comprar.

 

Alguns anos atrás, era viciada em comprar livros e dvds. Nunca fui fã de moda, então meu vício por compras era em produtos que me davam prazer. Não podia ir ao shopping que tinha que passar pela livraria e muitas vezes comprava também pelo site. Não lembro bem o que aconteceu, mas percebi que aquilo não era eu.

Nunca fui consumista, mesmo quando o dinheiro era dos meus pais. Depois de muito pensar, notei que meu vício por compras ocorria após um dia estressante de trabalho. Era uma forma de me recompensar, já que odiava meu trabalho da época. Decidida a retornar ao meu “normal”, adotei o estilo minimalista sem nem mesmo saber naquela época o que era esse estilo de vida.

 

O que é Minimalismo?

Imagem relacionada

Diferente do que pode se pensar do nome, não é viver com o mínimo. O foco do minimalismo é que as pessoas consumam o que realmente necessitam e tenha mais tempo e dinheiro para fazer outras coisas que as auxiliem ter uma vida mais completa e feliz. Claro que isto vai variar de pessoa para pessoa, mas qualquer um pode adotar o modo minimalista de viver.

Menos é Mais!

Imagem relacionada

Quantas coisas na sua casa você realmente usa? Diariamente? E o seu guarda-roupa? Você tem roupas que passa semanas ou meses sem usar? O conceito do minimalismo é se livrar dessas “tralhas” materiais, que ocupam espaço físico na sua casa e emocional no seu cérebro.

Você pode pensar: E se eu precisar? Bom, quando você precisar, se não puder alugar ou pegar emprestado, você compra! É simples. Porém, somente quando você realmente precisar. Quantos sapatos você já comprou ainda nem tendo “estreado” os novos? O meu pecado era comprar livros novos, sendo que havia vários na minha estante que ainda não tinha lido!

 

Mas eu gosto de ter coisas boas!

Imagem relacionada

Eu também! Por isso, quando vou comprar algo, pesquiso bastante e penso a respeito. Pois, independente do que seja, penso nas vantagens que aquela nova aquisição trará para mim. Além disso, faço um cálculo mental do que estaria “perdendo” ao ter aquela coisa. Por exemplo, amo viajar. É o tipo de experiência que, na minha opinião, não tem preço. Então, toda vez que preciso de algo novo, reflito se realmente é necessário ou se poderia gastar em uma próxima aventura pelo mundo.

 

E se eu quiser adotar esse estilo de vida?

Imagem relacionada

Talvez seja complicado no início. Você não muda seus hábitos, especialmente de compras, do dia pra noite. Contudo, não é impossível! Primeiro, defina as prioridades da sua vida. Se você tivesse mais tempo e dinheiro não fosse problema, o que você gostaria de fazer? Estar com a família? Amigos? Praticar algum hobbie? Isto irá te ajudar a manter o foco. Depois disso, toda vez que for efetuar uma compra, por menor que seja, pense: “Realmente preciso disso hoje? Ou posso deixar para comprar outro dia?”.

Geralmente, o impulso da compra é momentâneo. Se você deixar para depois, irá pensar com mais calma e aí tomar a decisão mais acertada. Meu método é escrever em uma lista o que preciso e deixo lá por um tempo. No fim, você acaba percebendo que necessita de muito pouco para viver e que as melhores coisas da vida não estão à venda! Por fim, se quiser saber mais sobre o assunto, existe dois “especialistas” sobre o assunto. Já publicaram um livro e mantém um site sobre estilo de vida: The Minimalists

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *