Como escolher a escola – ENSINO MÉDIO

Para os pais final de ano é momento de escolha de escola. Este momento é muito importante tanto para a família quanto para as crianças! Para ajudar neste momento de escolha vou fazer uma série de textos direcionado por segmentos.

 

Este é o segundo post sobre escolher a escola dos filhos: Especial Ensino Médio

O Ensino médio é o momento de transição entre a vida de criança e de adulto. É uma fase importante, pois além dos conteúdos acadêmicos, seu filho será preparado para a escolha da profissão, da faculdade e do vestibular!

 

Dê uma olhada séria no registro acadêmico da escola. 

A parte mais importante de escolher uma boa escola vai girar em torno do meio acadêmico.

 

  • A escola está disposta a sentar com você e passar por cima do currículo básico e profundo que eles fornecem?
  • Será que eles vão responder suas perguntas e deixá-lo ver o cronograma de deveres de casa básico para a média dos estudantes da escola?
  • Se houve cortes no financiamento das escolas, como muitas escolas estão fazendo agora, como é que isso afetou o currículo?
  • Será que os professores utilizam livros e recursos adicionais além do texto principal ou seu filho vai aprender de um conjunto de livros por matéria?

 

Todas essas coisas são importantes para se descobrir. Se a escola não quer ou não pode responder às suas perguntas sobre os currículos acadêmicos, você pode concluir que é a escola errada para você.

 

Como são as atitudes dos profissionais?

Você vai querer que seu filho estude em um colégio onde os profissionais têm uma atitude agradável e útil. Se eles não querem ser incomodados, então você precisa considerar as necessidades de seu filho e continuar a procurar outra escola. A atitude que os profissionais das escolas tem com você e seu filho também irão afetar a forma como a criança aprende ou percebe a experiência de aprendizagem. É importante que eles sejam profissionais prestativos, solidários, otimistas  que amam seus empregos, porque isso vai ajudar seu filho a amar aprender com eles.

 

Será que a escola atende a todos os tipos de crianças?

Duas crianças nunca serão iguais. A simples verdade é que todos aprendem de maneira diferente. Claro, você não pode esperar que uma escola tenha um currículo definido para cada criança, mas você pode esperar que eles respeitem todos os estilos de aprendizagem e não tentem encaixar todas as crianças em uma caixa. Se seu filho é mais avançado ou tem problemas em certas áreas, você deve prestar atenção especial aos programas que a escola instituiu para crianças avançadas e de aprendizagem ou emocionalmente deficientes. É importante ver que seu filho é tratado de forma justa e que a aprendizagem é estimulada, não importa qual seja a situação.

 

Como são os serviços de carreira e de faculdade?

Em algum momento o seu filho vai lidar com uma carreira no ensino médio e no departamento de serviços da faculdade, então você deve falar com eles também. Você precisa determinar o quão útil e conhecedores eles são.

  • A escola oferece ajuda extensa na procura de emprego de meio período, enquanto na escola? Eles vão  oferecer bastante orientação sobre várias faculdades?
  • Eles serão capazes de responder a perguntas específicas da faculdade que seu filho pode querer saber?
  • Quanta informação eles têm sobre diferentes faculdades?

 

Certifique-se que eles não se concentram apenas em algumas faculdades locais, mas têm informações sobre vários colégios em todo o país.

 

Que atividades extracurriculares a escola tem?

Você deve incentivar seu filho a se envolver em esportes e outras atividades, porque estas são coisas que não só promovem a socialização, mas também ficam bem em inscrições de faculdade.

 

  • A escola tem um excelente programa de esportes?
  • Como são as atividades esportivas para as crianças que não são boas no esporte?
  • Quais são as atividades propostas pela escola?
  • Existem atividades extracurriculares dentro da escola?

 

Uma escola que tem espírito e oferece muita coisa para fazer, vai ser uma boa escola para seu filho participar. Quanto mais atividades, eventos, e interesse que eles colocam na sua educação, melhor.

 

O que você percebe sobre os outros jovens que vão para lá?

A socialização vai ser importante. Naturalmente, isso significa que você vai querer que o seu filho vá para uma boa escola que é segura e que tem outros jovens que você acha que estão sendo criados de forma adequada. Ninguém quer que seu filho passe por um detector de metais para entrar em sua escola, então você deve considerar as outras crianças e a localização da escola, além de todas as outras questões mencionadas.

 

  • Como os meios de comunicação vêem a escola?
  • Tem havido problemas com brigas ou violência que te preocupam?
  • Quando você visitou o colégio, como os alunos têm agido ou reagido na sua presença?

 

Esta é uma das coisas mais importantes, pois, ao lidar com a pressão dos colegas, seu filho pode fazer coisas que essas outras crianças querem que ele faça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *