Como é ser ateu?

como é ser ateu

Sou atéia, não, eu não acredito no capeta, eu não danço pra deusa da morte, eu não queimo bíblias e não beijo na boca de Jesus e nem do Satã. Não acredito nos outros planos, não acredito que um banho de mar vá me libertar da depressão, não acredito que pedir algo de joelhos vá se realizar, não acredito que dá pra ter dinheiro com uma oração forte e nem curar dor de barriga com um maço de arruda.

O que é ser ateu?

Ateu é aquele que não tem crença em nenhum culto religioso, nenhuma fábula, rito, ou qualquer outra divindade, seja ela de uma igreja convencional ou de um ritual de magia, ou seja, quem é ateu não acredita nem em deus e nem no capeta.

Sim, isso é o que eu e todos os ateus da face da terra escutam: Ainn mas então se você não acredita em deus, você acredita no capeta. NÃO, é justamente isso, nós não acreditamos em nada disso.

Como me tornei atéia

Nasci em um lar umbandista, fui batizada ainda bebê, na umbanda e na igreja católica (só pra dar uma garantida né, vai que um batismo só não desse conta), com 1 ano eu já era protegida contra as trevas!

Até meus 7 anos minha mãe cortou meus cabelos e juntou tudinho para jogar no mar para cumprir uma promessa que ela fez, eu sempre cortei e fiz de bom grado, era tudo que eu sabia de fé.

Me “formei” na umbanda com 21 anos, trabalhei em terreiros e fazia tudo conforme a cartilha mandava, mas nunca acreditei na bíblia (desde que me lembro), e depois de várias reflexões percebi que nada daquilo fazia sentido.

Mesmo com a fé que eu tinha aprendido, mesmo com os cultos que eu tinha sido ensinada, nada se encaixava na realidade do mundo, e não é clichê citar aquela velha frase: “que deus deixaria isso acontecer”, ou eu acreditava então que estávamos diante de um deus perverso, ou que ele simplesmente não existia, depois de analisar e refletir sobre a vida cheguei na conclusão de que era isso, eu era atéia, e que à partir dalí eu era responsável por todos os meus atos, sem jogar a culpa em nenhuma divindade ou dar o mérito das minhas conquistas para um deus que não existe.

Graças a deus

Claro que eu falo coisas como “graças a deus“, nossa cultura é assim, fomos ensinados a ser assim e falar coisas do tipo, só por falar mesmo, mas quando pensamos no real significado de cada frase dessas, chegamos a conclusão de que passamos a vida nos menosprezando para exaltar um ser divino.

Quando conseguimos um emprego que lutamos, nos preparamos, passamos em uma entrevista chata, falamos: “Graças a deus”, opa como assim deus? Eu que ralei, dei duro e o meu mérito foi repassado para outro ser?

Ou quando algo dá errado, por que fomos preguiçosos, alguém foi melhor, ou qualquer outro motivo: “deus quis assim”. Ahhh como é fácil ser cristão, se eu não levanta da cama e perder meu emprego a culpa foi que deus quis né gente.

Sei que é muito difícil ser ateu, encontrar um par que pense igual você, arrumar uma familia que não te julgue ou que não tente te converter para qualquer religião, e o pior (ou melhor) ser responsável por todos os seus atos, não tem nenhum deus pra culpar quando você perde dinheiro quando se é ateu.

Assumi todos meus atos, minha responsabilidade e hoje sou ateia, quase 10 anos de ateísmo, os melhores da minha vida, uma consiência real do mundo e das coisas.

One thought on “Como é ser ateu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *