CHOCOLATE X ANSIEDADE: CHOCOLATES E OUTRAS COMIDAS SÃO VÁLVULAS DE ESCAPE QUANDO ESTAMOS ANSIOSOS.

 

O que fazer quando estamos com a ansiedade em alta ?

Para muitas de nos a primeira coisa que vem a mente e ir até a geladeira e ver o que tem de bom, um doce por exemplo, se ainda der tempo ir até o mercadinho e pegar aquela barra de chocolate do sabor que mias gostamos, ou mesmo aquele pão quentinho com manteiga recém saído do forno da padaria.

Mas como que isso acontece? Por que temos essa vontade incontrolável do comer quando estamos com algo importante a ser feito? Como deter a famosa ansiedade?

Estudos da universidade de New South Wales, em Sydney , comer chocolate desencadeia no cérebro a mesma resposta química que potentes remédios para ansiedade.

Gordon Parker, um especialista em depressão e diretor do grupo de cientistas que elaborou esse estudou, afirmou que as pessoas deprimidas, que cedem a vontade de comer chocolate, na verdade estão se auto prescrevendo o remédio correto. Ingerir essa guloseima desencadeia uma reação hormonal e química no organismo, bastante parecida com a ação do grupo particular dos medicamentos antidepressivos conhecidos como SSRI (Seletive Serotonin Reupptake Inhibitors – Inibidores seletivos de serotonina).

Os carboidratos e o açúcar presente no chocolate chegam aos sistema digestivo, “inundam” o cérebro com “hormônios de bem estar”. Alem disso liberam substancias do intestino e do cérebro que tem efeito antidepressivo. E nesse estudo foi concluído que a busca por esses alimentos foi interpretado de maneira errada como sintoma de depressão.

As pessoas clinicamente deprimidas normalmente perdem o apetite, emagrecem e não podem dormir. Os que consomem chocolate, ao contrario, apresentam sintomas opostos : tendem a ingerir comida, a engordar e a sofrer de hiper sonambulismo, ou sono excessivo. Por isso esses sintomas indicam que as pessoas sofrem de ansiedade e não depressão. Mesmo sabendo que a ansiedade levar a depressão, até por problemas de peso.

Além de conquistar pelo sabor, o chocolate tem substâncias que causam a sensação de bem-estar. Uma delas é a feniletilamina. “É a substância que o nosso cérebro produz quando se encontra apaixonado”, diz a engenheira de alimentos Cláudia Degáspari. Outra pesquisadora sobre o alimento.

Ela pesquisa o chocolate há 20 anos e diz que o magnésio presente nas barrinhas ajuda a manter o bom humor. E um pedaço nos horários certos também combate o estresse. “Se consumido logo pela manhã e no finalzinho da tarde, quando temos os picos de cortisol, que provoca o estresse, ele consegue equilibrar esse efeito e alivia um pouco”, diz a engenheiro de alimentos.

Seja pelo sabor, pelo aroma ou pela aparência, o chocolate desperta em muita gente essa paixão, esse desejo algumas vezes incontrolável. Não é à toa que já foi chamado de alimentos dos deuses.

A dica para não exagerar é acalmar a ansiedade fazendo exercícios e tomar bastante água. “Muitas vezes nosso cérebro necessita de água e interpretamos como alimento. Para não engordar, o ideal é comer seis gramas por dia, o equivalente a um quadradinho”, diz Cláudia. Difícil é conseguir comer apenas seis gramas e não mais.

Temos também referencia ao chocolate X stress. Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, mostrou que o consumo diário de chocolate amargo ajuda a reduzir o stress. A pesquisa analisou o nível de stress das pessoas que apresentou menores níveis dos hormônios ligados ao stress depois de comer chocolate diariamente durante duas semanas. “O chocolate ajuda na liberação de serotonina, hormônio que dá a sensação de bem-estar”, afirma o neurologista Leandro Teles, membro da Sociedade Brasileira de Neurologia (ABN).

Segundo o especialista, o corpo necessita dos aminoácidos que ocorra a ação dos neurotransmissores (responsáveis pela comunicação entre as células nervosas). O triptofano, por exemplo, é um dos componentes que atuam na ativação da serotonina – molécula envolvida na regulação do humor. “ Quando o cérebro apresenta níveis baixos da substância, as chances de ocorrer um distúrbio como depressão ou ansiedade aumentam”, alerta. O aminoácido é encontrado em abundância na soja, castanha de caju e no pó de cacau não adoçado. No entanto, adicionar açúcar ao chocolate parece reforçar seus efeitos positivos. A mistura estimula o pâncreas a liberar insulina, facilitando o acesso do triptofano ao cérebro. Como resultado, os níveis de serotonina aumentam e melhoram o humor.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *