A Amorosidade e a educação devem caminhar juntos segundo os ensinamentos do Mestre Paulo Freire , mas o que é AMOROSIDADE ???
A amorosidade é muito mais do que um estado de espirito , muito mais que um sentimento , a amorosidade é algo que nos torna humanos, é o cuidado , é a habilidade de alguém que transmite amor.
No dicionário : A amorosidade é – Particularidade ou caraterística do que é amoroso; qualidade da pessoa que expressa ou sente amor.
A amorosidade não é o amor e si , é um hábito, uma habilidade de quem é capaz de amar. Existem algumas politicas publicas que discutem a amorosidade na educação e na saúde e seguindo os ensinamentos do grande mestre Paulo Freire;
A “educação é um ato de amor”, sentimento em que homens e mulheres vêem-se como seres inacabados e, portanto, receptivos para aprender, sendo que “não há diálogo […] se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que o funda […]. Sendo fundamento do diálogo, o amor é, também, diálogo” (FREIRE, 1987, p. 79-80).
Paulo Freire foi um educador revolucionário , ele nos mostra o quanto o amor pode ser subversivo e pode transformar não só o sistema educativo , mas também os seus principais agentes ( educadores e alunos) que por sua vez serão capazes de transformar nossa sociedade. A amorosidade tem um poder de transformação imensurável.
A amorosidade e o diálogo constituem-se como elementos indispensáveis para que ocorra, no processo educativo, “o encontro amoroso entre os homens que, mediatizados pelo mundo, o “pronunciam”, isto é, o transformam, e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos” (FREIRE, 1992, p. 43).
A amorosidade deve estar presente nos diversos setores da sociedade e é um dos princípios que norteia a politica nacional popular de saúde: A PNEPS-SUS
Abaixo um trecho da portaria;
Art. 1º Esta Portaria institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPSSUS).
Art. 2º A PNEPS-SUS reafirma o compromisso com a universalidade, a equidade, a integralidade e a efetiva participação popular no SUS, e propõe uma prática político-pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no SUS.
Art. 3º A PNEPS-SUS é orientada pelos seguintes princípios:
- I – diálogo;
- II – amorosidade;
- III – problematização;
- IV – construção compartilhada do conhecimento;
- V – emancipação; e
- VI – compromisso com a construção do projeto democrático e popular.
A amorsidade é tida como principio na portaria, reconhecendo que a saúde é sempre influenciada por diversos fatores.
A amorosidade cria laços de acolhimento e compromisso , fortalecendo a humanização , a participação social e o enfrentamento dos problemas da saúde no SUS. Ser amoroso é reconhecer a cidadania e respeitar a diversidade do povo.
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2º Amorosidade é a ampliação do diálogo nas relações de cuidado e na ação educativa pela incorporação das trocas emocionais e da sensibilidade, propiciando ir além do diálogo baseado apenas em conhecimentos e argumentações logicamente organizadas.
A inserção da amorosidade como norte na educação é uma forma de transformar o ensino mecanizado e ultrapassado que vem desde os tempos da revolução industrial , onde a maquina acaba se tornando superior ao ser humano. Ensino este o qual subjetiva as relações humanas , seus sentimentos e anseios em prol da competitividade , produtividade e do lucro.
A amorosidade deve nortear nossas vidas e deve nos guiar seja no trabalho , nos estudos, em nossa vida familiar ou em nossas relações com o próximo. A amorosidade deve ser popular e deve ser tida como objetivo principal de nossa sociedade e de nossa formação enquanto cidadãos.
Sejamos todos amorosos e aprendamos sempre com o mestre Paulo Freire !