A Amorosidade e a Educação Popular de Saúde.

A Amorosidade e a educação devem caminhar juntos segundo os ensinamentos do Mestre Paulo Freire , mas o que é AMOROSIDADE ???

A amorosidade é muito mais do que um estado de espirito , muito mais que um sentimento , a amorosidade é algo que nos torna  humanos, é o cuidado , é a habilidade de alguém que transmite amor.

No dicionário : A amorosidade é – Particularidade ou caraterística do que é amoroso; qualidade da pessoa que expressa ou sente amor.

A amorosidade não é o amor e si , é um hábito, uma habilidade de quem é capaz de amar. Existem algumas politicas publicas que discutem a amorosidade na educação e na saúde e seguindo os ensinamentos do grande mestre Paulo Freire;

A “educação é um ato de amor”, sentimento em que homens e mulheres vêem-se como seres inacabados e, portanto, receptivos para aprender, sendo que “não há diálogo […] se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que o funda […]. Sendo fundamento do diálogo, o amor é, também, diálogo” (FREIRE, 1987, p. 79-80).

Paulo Freire foi um educador revolucionário , ele nos mostra o quanto o amor pode ser subversivo e pode transformar não só o sistema educativo , mas também os seus principais agentes ( educadores e alunos) que por sua vez serão capazes de transformar nossa sociedade. A amorosidade tem um poder de transformação imensurável.

A amorosidade e o diálogo constituem-se como elementos indispensáveis para que ocorra, no processo educativo, “o encontro amoroso entre os homens que, mediatizados pelo mundo, o “pronunciam”, isto é, o transformam, e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos” (FREIRE, 1992, p. 43).

 

A amorosidade  deve estar presente nos diversos setores da sociedade e é um dos princípios que norteia a politica nacional popular de saúde:  A PNEPS-SUS

Abaixo um trecho da portaria;

Art. 1º Esta Portaria institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPSSUS).

Art. 2º A PNEPS-SUS reafirma o compromisso com a universalidade, a equidade, a integralidade e a efetiva participação popular no SUS, e propõe uma prática político-pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

Art. 3º A PNEPS-SUS é orientada pelos seguintes princípios:

  • I – diálogo;
  • II – amorosidade;
  • III – problematização;
  • IV – construção compartilhada do conhecimento;
  • V – emancipação; e
  • VI – compromisso com a construção do projeto democrático e popular.

 

A amorsidade é tida como principio na portaria, reconhecendo que a saúde é sempre influenciada por diversos fatores.

A amorosidade  cria laços  de acolhimento e compromisso , fortalecendo a humanização , a participação social e o enfrentamento dos problemas da saúde no SUS. Ser amoroso é reconhecer a cidadania e respeitar a diversidade do povo.

  • 2º Amorosidade é a ampliação do diálogo nas relações de cuidado e na ação educativa pela incorporação das trocas emocionais e da sensibilidade, propiciando ir além do diálogo baseado apenas em conhecimentos e argumentações logicamente organizadas.

 

A inserção da amorosidade como norte na educação é uma forma de transformar o ensino mecanizado e ultrapassado que vem desde os tempos da revolução industrial , onde a maquina acaba se tornando superior ao ser humano. Ensino este o qual subjetiva as relações humanas , seus sentimentos e anseios em prol da competitividade , produtividade e do lucro.

A  amorosidade deve nortear nossas vidas e deve nos guiar seja no trabalho , nos estudos, em nossa vida familiar ou em  nossas relações com o próximo. A amorosidade deve ser popular e deve ser tida como objetivo principal de nossa sociedade e de nossa formação enquanto cidadãos.

Sejamos todos amorosos e aprendamos sempre com o mestre Paulo Freire !

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *