ACABOU O OUTUBRO ROSA, ESTAMOS NO NOVEMbRO AZUL, MAS E O PAPANICOLAU? (19/11)

 

São tantas campanhas contra o câncer de mama que muitas mulheres esquecem do câncer do colo do útero que é o terceiro tipo de tumor mais frequente entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Para preveni-lo existe o PAPANICOLAU, tão importante quanto o auto exame de mamas, porém as mulheres estão postergando a importância dele cada vez mais.

De acordo com um estudo publicado na edição online do British Medical Journal, a taxa de sobrevivência entre mulheres com câncer de colo útero detectado através desse exame chega a 92%, já as diagnosticadas pelos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de apenas 66%.

DO QUE SE TRATA ESSE EXAME?

O nome técnico é Colpocitologia Oncológica, analisa as células do colo do útero, identificando infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis e sinais precoces de câncer no colo do útero.

COMO É FEITO?

Após um exame visual da vulva, introduz-se um instrumento chamado espéculo pelo canal vaginal, o que permite o examinador a visualizar o colo do útero (parte inferior do útero), de onde serão recolhidas as células a serem examinadas pelo microscópio. Essas células são colhidas através de uma espátula, (haste de madeira) e de uma escovinha bem pequena. Essas células são colocadas numa lâmina e enviadas ao laboratório para a análise.

COM QUE IDADE DEVE-SE COMEÇAR?

De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, lançadas pelo INCA em 2011, o exame é indicado para mulheres com idades entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Mas os ginecologistas indicam logo após o início da vida sexual.

QUAL MELHOR MOMENTO PARA FAZER?

A única coisa que impossibilita a execução do exame é a mulher estar no período menstrual.

QUAL A PERIODICIDADE?

Uma vez por ano, porém, para mulheres já diagnosticadas com HPV devem fazer com uma frequência maior.

ONDE POSSO FAZER ESSE EXAME?

Esse exame é oferecido pelo SUS, o melhor local para fazê-lo varia entre as regiões do país, mas na maioria das cidades é feito nas Unidades Básicas de Saúde, que também oferecem consultas com o Ginecologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *