O que é amor? Descubra que existem 7 tipos de amor

Uma cliente de coaching em crise no casamento me perguntou esta semana: Como você define o amor?

É o primeiro beijo?

A emoção de segurar seu filho recém-nascido?

Vocês sabem que eu sou formada em filosofia, que é uma ciência que estudo questões universais e o que mais universal do que o AMOR? Por isso vou dar minha resposta com base nos gregos, pais da filosofia, em cinco mil antes de Cristo perceberam que existem 7 tipos diferentes de amor, e cada amor é um universo de sentimentos complexos e momentos gratificantes. E todos são necessários para uma vida completa e feliz.

Vamos descobrir os tipos de amor e perceber como eles aparecem em nossa vida?

  1. Philautia

Trata-se do amor próprio, o amor por nós mesmos. Philautia tem duas faces: a face negativa e a positiva.

Philautia Negativa – Quando somos Narcisistas, arrogantes e individualistas.

Philautia Positiva – Quando temos autoestima, confiança e um compromisso de cuidar de nós mesmos e dos outros

  1. Pragma

É um amor baseado na dedicação ao bem maior e a coisa certa. Por exemplo, Gandhi, Buda e Madre teresa são que demostraram amor Pragma em suas vidas.

  1. Ludus

Ludus é o oposto de Pragma, mesmo que muitas vezes um possa crescer através do outro. Ludus é um tipo de amor focado no prazer, na diversão, na brincadeira, na alegria e na falta de compromisso. Este é o tipo de amor com o tempo, ou desaparece ou cresce, podendo se transformar em Eros ou Philia.

  1. Eros

Na mitologia grega, Eros era o nome do deus do amor e do erotismo, talvez mais conhecido como Cupido. Logo, esse tipo é caracterizado pelo romance, paixão e desejo. A representação clássica do cupido representado como um menino sapeca que atira flechas para que as pessoas se apaixonem é a melhor representação deste tipo de amor, que é totalmente sem razão ou lógica.

  1. Philia

É o amor familiar, compartilhado entre irmãos, parentes ou amigos próximos. É sincero, platônico e mutuamente benéfico. Philia é uma das conexões mais poderosas que duas pessoas podem compartilhar, porque é íntimas, autênticas e seguras.

  1. Storge

Refere-se ao amor poderoso, incondicional e eterno entre pais e filhos. Porém, ao contrário de Philia, não é um sentimento de amor entre iguais. Em vez disso, é a relação de cuidado que os tem com uma criança. Também difere de Philia na medida em que é incondicional.

  1. Ágape

Ágape talvez seja o mais desejado de todos os tipos de amor, porque é um amor incondicional e altruísta para todos os seres vivos. Este é o tipo de amor que move as pessoas a fazer o bem. Ou seja, gera os sentimentos de voluntariado, de salvar o planeta, ou realizar um simples ato de bondade. Talvez o amor ágape verdadeiro pode ser caracterizada por uma forte conexão com a natureza, a humanidade e o universo.

 

Momento coaching de reflexão:

Em seu casamento qual é o amor que prevalece?

Qual dos amores é mais fortes em sua vida?

Qual é o tipo de amos que precisa de mais atenção em sua vida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *