ORGULHO DAS ESCOLAS PUBLICAS EM SÃO PAULO – EXISTE ISSO?

Sim, existe.

Em algumas escolas publicas o ensino é muito bom e se valorizam o que há de melhor.

Tenho uma experiencia na minha casa. Minha filha mais nova cursa o segundo ano do ensino fundamental na escola estadual Republica da Bolívia. O colégio fica na zona norte de São Paulo.

Quando minha filha saiu da EMEI (ela sempre estudou em escola publica, primeiramente na creche da prefeitura, posteriormente na EMEI – ambos de uma qualidade excepcional e se tivesse outro filho também o colocaria lá) fiquei perdida pois a escola que saiu para ela fazer o primeiro ano – da prefeitura – não tinha uma boa classificação e já tinha ouvido falar algumas irregularidades. Fui atras de outras escolas e optei pela Republica onde é somente do primeiro ao quinto ano e me dava a opção de período da manha.

Não pude ter escolha melhor.

Valores como:

  • respeito
  • disciplina
  • ordem
  • empatia

São visíveis a qualquer um e onde se ensina a criança a saber o hino nacional, hino da bandeira e hino da escola merecem o meu respeito.

Merenda de qualidade, esforço do diretor e outros pontos nos fazem achar que vale a pena acreditar que o ensino publico tem muita valia ainda e que pagar valores exorbitantes não garantem qualidade de ensino.

Ontem, dia internacional da mulher, Beatryz (sim sim o nome dela tem y ao inves de i ) chegou e falou:

– Mamãe, você sabe por que tem o dia da mulher? (sim, ela me chama de mamãe com sete anos e por mim chama até 70)

– Não Bibi a mamãe não sabe, porque ?

– Hoje na escola a Prô me ensinou que foi porque tinha muitas mulheres que trabalhavam numa fabrica e elas um pouco cruzaram os braços mamãe, ai outras delas também, ai mamãe porque elas não queriam trabalhar sem ganhar direito eles colocaram fogo.

– Quem colocou fogo Bya?

– Os donos lá mamãe, acho que elas morreram ou de fogo mesmo ou de fumaça porque faz mal, a prô falou q faz mal. Só porque os homens não concordaram com as mulheres eles fizeram isso, ai pra homenagear todas nós, temos o dia da mulher.

– Nossa Bya, e como assim todas nós?

– Mamãe também sou mulher, pequena mas sou

Sim Bya você também é mulher e tem que saber dos seus direitos e que o dia da mulher foi criado para nos homenagear pelo tanto que lutamos ate hoje por nossos direitos.

 

 

E as escola publica como qualquer outra tem um papel importantíssimo nisso, deve sim informar a todas as crianças os porques de cada feriado, de cada data importante, cada data comemorativa.

E a escola publica estar a frente dessas informações e mostrar que não é porque não é pago que não é de qualidade. Tanto os educadores quanto os alunos, todos por sermos cidadãos temos direitos e deveres.

Apoio totalmente o ensino publico. E você concorda?

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *