Luto: leva tempo para superar

Luto: leva tempo para superar

Todo mundo sofre com a perda. Às vezes, o adeus vem cedo, não bate nem na porta para avisar… É cruel. O luto vem com força, junto com todos os sentimentos que nunca esperávamos sentir. Te sufoca e te faz gritar aos quatro ventos. Você acredita que não tem saída, que vai conviver com esse peso para sempre…

Eu vou te falar algo: o luto demora, mas passa.

Segundo o dicionário, a palavra perda significa: “Privação de uma coisa que se possuía; Desaparecimento, extravio”. Acredito que o segundo termo seja mais adequado para definir o luto. É o desaparecimento total da pessoa, é sentir falta dos momentos carinhosos e até mesmo das brigas. É sentir saudade do completo, da outra metade.

Em vinte e dois anos, passei por diversas perdas, e continuo sentindo (imensamente) saudade de todos aqueles que estiveram presente em minha vida. Em 2012, perdi minha tia. Dois anos depois, no início do ano, minha cadela partiu, devido complicações de um câncer. No mesmo ano, uma amiga querida faleceu. Em 2015, meu tio se foi, sem nenhum aviso, nos pegando de surpresa. E agora, este ano, outra pessoa querida se foi. Foram cinco pessoas em cinco anos. Com proporções distintas, o vazio é igual. E parece ser insuportável.

No decorrer da semana, você se pergunta o que fez de errado, tenta encontrar motivos para entender tantas perdas, briga com todo mundo, chora, chora, chora e chora mais um pouco. Convive com o luto, aceita, abrace-o; pois é somente desse jeito, que você vai acabar com ele. Você continua aqui e deve viver, por você e por eles.

Lembre-se: o luto não é para sempre. Os primeiros dias são difíceis. É normal chorar, xingar e fazer diversos questionamentos e você está livre para fazer! Coloque para fora toda angústia que está dentro de você. O importante é se desintoxicar e deixar somente memórias boas dentro de ti. Em seu ritmo, lute com todas as suas forças e não esqueça que não está sozinha.

Um dia de cada vez, sempre.

Eu prometo que tudo vai ficar bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *