Eu posso viver sem você, mas eu não quero…

CO-DEPENDÊNCIA

Quando amar alguém se torna uma doença, um sofrimento extremo, é hora de você procurar ajuda. A co-dependência é uma doença séria, vamos falar um pouco sobre ela:

Você já ouviu falar em co-dependência?

Você sofre por amor? Já deixou de viver sua vida em função de outra pessoa? Seja amigo, parente, namorado. Faz tudo por essa pessoa e se sente na obrigação de fazer mais e mais? Não consegue dizer não para alguém que é muito importante para você? Pois bem, você pode ser co-dependente.

A co-dependência é uma doença. É um termo da área de saúde usado para se referir a uma pessoa fortemente ligada emocionalmente a outra. É fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a co-dependência é prejudicial para ambas as partes.

Quem sofre de co-dependência permite que o comportamento do outro o afete. A pessoa que sofre dessa doença acredita que sua felicidade depende do outro e passa a fazer de tudo pela outra pessoa tentado ajudá-lo/controlá-lo. Assim, torna-se dependente emocional dessa pessoa, permitindo todo o tipo de abuso por parte da pessoa a quem se tornou dependente. É normal que o co-dependente coloque as vontades da outra pessoa acima de suas vontades. Torna-se permissivo, admite abusos de todos os níveis, apenas para agradar a pessoa objeto de sua doença.

Você já sentiu obrigado a ajudar alguém? Já sentiu raiva quando sua ajuda não foi suficiente para essa pessoa? Acredita que ninguém vai te amar se você disser não ou deixar de fazer algo por esse alguém? Você se compromete demais com alguém? Sente ansiedade, pena, culpa quando o outrem tem algum problema? Esses são alguns dos sintomas da co-dependência.

Essa doença traz um sofrimento real para quem dela sofre, para a pessoa objeto da co-dependência e os demais que convivem em meio a isso tudo. Os sintomas são físicos e emocionais. Existem casos extremos onde pessoas se matam por não saberem lidar com a perda de sua pessoa/objeto.

Existe tratamento. Se você respondeu sim para as perguntas acima, se você sofre muito por amar alguém a ponto de transformar sua vida pela do outro,  busque ajuda! Além dos tratamentos convencionais com psicológicos, psiquiatras e terapeutas, existe um grupo de mulheres, o MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas) que ajuda e acolhe mulheres com essa doença.

Com um trabalho de 12 passos adaptados do A.A (Alcoólicos Anônimos) o MADA vem ajudando e acalentando mulheres que passam por essa dependência. Com salas presenciais em muitas cidades do Brasil, o Mada inovou ao trazer as salas on-line, permitindo que a co-dependente possa se tratar em qualquer lugar. As salas são diárias e em horários flexíveis, permitindo que todas tenham acesso.

Com o estudo da literatura de mada, as partilhas de outras co-dependentes, a melhoria na qualidade de vida da pessoa é real. Dores emocionais podem ser piores que físicas. Se você se identificou com o texto e as perguntas, procure ajuda.

Mais informações você pode encontrar acessando o site de Mada: https://grupomadabrasil.com.br/

Lembre-se: Você não está sozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *