Estudar e trabalhar, é possível?

Você acabou de conseguir um trabalho dos seus sonhos, porém, acabou de fechar sua matrícula no curso que você sempre desejou na Universidade. E agora? É possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo sem surtar? Você pode se arriscar nos dois e encontrar um equilíbrio, mas veja bem: leva tempo. Veja as dicas para se dar bem em suas escolhas:

  • Tempo: organização é fundamental! Crie um calendário mensal com todas as atividades que você precisa entregar, assim como provas e trabalhos (tanto da faculdade, como no trabalho). Não esqueça de marcar passeios com amigos e família, tá? É importante ter um tempo de lazer.
  • Motivação: tem dias que nem queremos sair da cama, não é? Se isso acontecer com você, lembre dos seus sonhos e metas. Onde você se vê daqui 10 anos? O que você deseja para o futuro? Tenha isso em sua mente e coração e corra atrás do seu sonho. Se for possível, crie um quadro de motivação e o olhe quando for necessário.
  • Cantinho de estudos: estudar para as provas finais é preciso organização e silêncio. Encontre em sua casa um local adequado para estudar, sem distração. Em sua mesa, só deixe o que for necessário: computador, caderno, canetas e livros. Não esqueça uma garrafa de água para manter a hidratação.
  • Aproveite o seu trabalho: está na hora do almoço? Após se alimentar, limpe a mente e faça uma revisão do que foi tratado nas aulas durante a semana. Se você preferir, grave as aulas e ouça após o almoço.
  • Alimentação: em qualquer lugar, é importante que você esteja bem alimentada, com todos os nutrientes que seu corpo necessita. Não troque o arroz e o feijão pelo lanche. Sua saúde vem em primeiro lugar.
  • Estresse: é quase impossível não se estressar no trabalho e faculdade. Respire fundo quando aparecer alguma “bucha” e encontre o melhor método para acabar com a mesma. Se não conseguir, peça ajuda. Agora, se o seu nível de estresse for muito grande, retire o dia para você: não pegue em livros e estudos, vá assistir um filme ou saía com seus amigos.
  • Ansiedade: como o estresse, é difícil encontrar um equilíbrio com a ansiedade. Se as coisas saírem do controle, peça ajuda! Converse com um colega, seu professor e seu chefe e explique o que está acontecendo. Se você não melhorar, procure uma ajuda médica.
  • Sono: os médicos indicam 8 horas para ter o corpo pronto para o dia seguinte, mas quem consegue dormir corretamente nos dias de hoje? Encontre o melhor horário para você. Não se esqueça que aos finais de semana está liberado acordar mais tarde e ficar de pijama.
  • Lazer: palavrinha pequena e importante. Procure fazer algo divertido toda semana, seja sozinho ou acompanhado. É muito importante que você tenha dias divertidos, isso diminui o estresse e a ansiedade.
  • Recompensa: conseguiu entrar no trabalho dez minutos mais cedo? Finalizou aquele livro chato que o professor passou antes do tempo? Dê uma recompensa para você! Seu esforço valeu a pena! Pode ser um dia no parque, uma nova roupa ou um dia cheio de preguiça.

Você terá dias bons e ruins, mas não se esqueça de suas motivações, tudo bem? Tudo dará certo.

Bom 2018!

Deixar um comentário