Trocar o pneu, como?

Ih, mana, furou? Calma, vamos trocar o pneu. Se até hoje você achava que a ferramenta necessária para realizar a troca era um homem, está errada. Você precisa apenas de você mesma, um macaco, uma chave de roda e atenção. Você vai descobrir que é muito simples.

(Pra ler ouvindo “Tô na Luta” da Karol Conka, de der. Se não, só lê)

A primeira coisa que preciso te contar sobre trocar pneu diz respeito a prevenção. Abra seu porta malas, e de uma boa olhada em quatro itens que estão ali: macaco, chave de roda, triângulo e step.

  • Macaco: Eu acho os macacos que vêm de fábrica meio suspeitos. Não confio. Por tanto, recomendo que comprem um macaco mais parrudo. Um desses você consegue encontrar por cerca de R$100 e vai com você pro resto da vida. Provavelmente a maletinha não vai caber no mesmo espaço do macaco de fábrica, mas você pode coloca-lo no fundo do porta malas e prender com um velcro. Além dele ser mais resistente, requer menos esforço na hora de levantar o carro para trocar o pneu. Leia o manual e treine a utilização dele.
  • Chave de roda: Normalmente a chave de roda que vêm de fábrica é a simples, com um bucal apenas, ela não é ruim, atende o objetivo, mas requer que mais força seja aplicada. Por isso também recomendo que você compre uma nova, do modelo em cruz. Ela custa uns R$25, mas vai ser literalmente uma mão na roda.
  • Triângulo: Esse não tem muito mistério, e o de fábrica é mais que suficiente. A única dica é se familiarizar com ele. Aproveita que já está com o porta malas aberto e tente monta-lo. Desmonte e monte novamente. Pode parecer bobeira, mas você vai precisar ser rápida para monta-lo dependendo de onde o seu carro parar.
  • Step: É a seu pneu reserva, e todo reserva precisa estar pronto para assumir a titularidade, por tanto CALIBRE O STEP. Sempre. Sem choro. Calibre o step.

Bônus:

  • Luvas: É frescura (risos), mas se você também detesta ficar com a mão suja, então adicione-as ao seu kit, custam cerca de R$10. Ajuda demais a continuar uma princesinha da Disney, mesmo sabendo trocar o pneu.

 

  1. Agora que já falamos sobre prevenção, você está pronta para um pneu furado, prontíssima para trocar o pneu. Eu recomendo inclusive que você faça a sua primeira troca no conforto do lar, sem a pressão de estar no meio da rua, para reconhecer o terreno. Vamos passo a passo:
  2. Respire, respire fundo e ligue o pisca alerta. Tenha a certeza que você parou o mais longe possível do fluxo de veículos e que sua saída do seu veículo é segura. Desligue o carro, puxe o freio de mão, e deixe o carro engatado Agora saia do carro.
  3. Abra o porta malas, tire o triângulo de lá, caminhe até uma distância segura para monta-lo. O Código de Trânsito diz que o triângulo deve ser montado há 30 metros do veículo, mas eu sempre coloco uma gordurinha nessa distância. Uma vez alguém me disse para seguir a velocidade máxima da via, ou seja, se a via for 60km/hora, utilize 60 metros, e assim por diante.
  4. Volte para o porta malas e retire o macaco, a chave de roda e o step. Coloque-os bem próximos de onde for troca o pneu.
  5. Encontre o local onde o macaco deve ser posicionado no carro. Se o pneu furado for o traseiro procure um pouco pra frente na lataria, se for o dianteiro procure um pouco atrás na lataria. Modelos mais novos tem uma setinha indicando onde é este local, mas é só prestar atenção para não colocar nas partes plásticas do veículo e posicionar na canaleta do carro.

5 – Comece a levantar o macaco, mas só até que ele encoste e se firme no carro (sem tirar o carro do chão). Então pegue a chave de rodas e comece a soltar todos parafusos da roda. Note que eu disse soltar, e não tirar. Nesse momento você só vai tirar a pressão deles, para não forçar muito o carro quando ele já estiver no alto. Os parafusos abrem no sentido anti horário, então force somente neste sentido, caso contrário você pode espanar os parafusos.

6 – Acione o macaco e observe se carro está subindo corretamente, e se não oferece nenhum risco de queda, caso ofereça, desça o carro reposicione o macaco e inicie novamente. O carro precisa subir até o ponto onde seja possível retirar o pneu furado e colocar o novo. Lembre-se que o pneu novo está cheio, por tanto mais alto que o furado.

7 – Agora sim, retire completamente os parafusos, guarde-os em local seguro e ao seu alcance. Retire o pneu furado.

8 – Coloque o pneu novo, tomando cuidado para deixar o bico de calibrar para o lado de fora. Alinhe bem as cavidades de parafusos da roda e do carro. É a parte mais chatinha de trocar o pneu, mas com calma você consegue.

9 –  Encaixe os parafusos. Utilize o padrão estrela para que eles sejam colocados de forma correta. Ou seja, coloque o parafuso superior direito aperte até a metade, depois faça o mesmo com o inferior esquerdo, superior esquerdo e inferior direito. Depois volte até o superior direito e aperte até o final sem forçar, faça o mesmo com o restante da sequência. Depois volte ao superior direito e aperte o máximo que conseguir com a mão, repita com o restante da sequência. Isso é feito para evitar excesso de pressão nos parafusos, deixando o pneu torto.

10 – Com o macaco, desça o carro até o pneu encostar no chão, mas sem soltar o peso do carro sobre ele. Então utilize a chave de roda para apertar os parafusos o máximo possível.

11- Desça o carro até o final. Guarde macaco, pneu furado e chave de rodas no porta malas. Dirija-se até o triângulo, desmonte-o e volte para o veículo. Tome cuidado, evite dar as costas para o fluxo de onde vem os veículos. Lembre-se que o triângulo não está mais lá, e o motorista não sabe que há um veículo parado a frente.

12 – Guarde o triângulo no porta malas, saia do local. Pronto, você acabou de trocar o pneu! Vá direto a um borracheiro. A Lei de Murphy está aí e pode ser que fure outro pneu.

Viu? Não existe segredo. É super simples. Lembre-se sempre que não há nada que você não possa fazer sozinha.

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