Como manter a calma durante vestibular ou concurso público

Não é tarefa fácil manter a calma e a concentração nas horas que antecedem o dia de vestibular ou da prova para um concurso público que você tanto espera. Momentos de insegurança e um pouco de estresse são normais, porém, é preciso manter a calma, pois a preocupação exagerada pode atrapalhar toda a dedicação que o candidato empregou durante um longo período.

Pensando nisso, elaborei 6 dicas para te ajudar a relaxar e controlar os ânimos para que você se dê bem na prova e, dessa forma, consiga a tão desejada aprovação!

 

6 dicas para manter a calma antes da prova:

1. Descanse bem no dia anterior

Muitas pessoas têm dificuldades para dormir e costumam ficam agitadas no dia que antecede a prova. Esses são sintomas típicos de ansiedade, que costumam levar o sono embora e nos deixam inquietos. Porém, este não é o momento de pegar em livros, pois a preparação já foi feita e isso pode gerar mais nervosismo. Procure descansar e se distrair, assistir um filme ou ouvir música são boas opções! Não é recomendado aceitar um eventual convite para saídas noturnas, pois pode tirar o foco e gerar cansaço durante a prova no dia seguinte.

 

2. Almoço leve no dia da prova

É muito importante estar bem alimentado para que a fome não seja um fator que tire a concentração do candidato. A dica é não exagerar, e optar por alimentos leves e não gordurosos. Também é recomendado levar um lanche leve, uma barra de cereal ou uma fruta para comer durante a prova, pois trazem uma dose de energia extra quando bate o cansaço.

 

3. Seja pontual e leve os documentos necessários

Previna-se e chegue no local da prova pelo menos uma hora antes da abertura dos portões. Chegar atrasado, correr para entrar ou pensar que pode estar atrasado só irá te deixar mais nervoso e ansioso! Tenha certeza que você está levando os documentos necessários para a realização da prova. Sugiro que um dia antes da prova confira a documentação deixa-a separada e pronta para o dia da prova.

 

4. Resolva as disciplinas que você tem mais confiança

A sugestão dos professores é começar pelas disciplinas que você considera mais fáceis, pois isso te dará confiança extra para seguir firme no restante da prova.

 

5. Esqueça os outros candidatos

Concentre-se apenas em sua prova. Controlar os atos dos outros candidatos ou o tempo gasto por eles apenas te tornará inseguro. Você não tem controle sobre o outro candidato, então esqueça ele. Se alguém acabar a prova antes de você, por exemplo, não necessariamente indica sucesso na prova. Cada um tem um jeito de fazer a prova.

 

6. Lembre-se que é apenas uma prova

O dia dos vestibulares e provas de concursos públicos são importantes, mas não coloque-os como se fossem a coisa mais importante da sua vida, pois isso aumentará a pressão sobre os resultados e pode atrapalhar seu desempenho, mesmo que você esteja bem preparado. Tente relaxar, principalmente nos últimos minutos que antecederem o início da prova.

 

Respire, relaxe e siga essas dicas que com certeza sua mente ficará mais tranquila no dia da prova e você conseguirá se lembrar dos conteúdos que foram estudados e organizar suas ideias, realizando uma ótima prova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *