Como escolher a escola – EDUCAÇÃO INFANTIL

Para os pais final de ano é momento de escolha de escola. Este momento é muito importante tanto para a família quanto para as crianças! Para ajudar neste momento de escolha vou fazer uma série de textos direcionado por segmentos.

 

Começaremos com os mais pequenos: Educação Infantil!

Educação Infantil é a fase que envolve crianças de 0 a 6 anos de idade, considerada a primeira etapa da Educação Básica. Seu objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional.

Esta fase está dividida em dois segmentos: creche (crianças de 0 a 3 anos) e pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses).

A primeira infância é um período crucial na vida das crianças, é nesta fase que elas adquirem capacidades fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que irão impactar na sua vida adulta, por isso, cuidar da Educação Infantil é cuidar do futuro das nossas crianças.

A importância do Brincar

A criança precisa de espaço para pular, correr e se divertir, independentemente da idade. Por isso, dê preferência às instituições que prezam o brincar, especialmente quando ele acontece ao ar livre, em contato com a natureza, como animais, horta e jardim.

 

A educação infantil ainda não é o período ideal para adotar apostilas. A criança precisa usar o corpo para expressar seus pensamentos. Se ela fica sentada por horas seguidas com apenas meia hora de intervalo é um sacrifício, não é natural.

 

Quanto mais diversificadas forem as aulas, melhor. Seu filho precisa de estímulos interessantes para aprender – nada de ficar só no desenho ou na massinha. Pergunte se a escola oferece aula de música, artes plásticas, educação física, contação de histórias, dança, jogos e qualquer outro tipo de interação que estimule a criatividade.

 

Pedagógico versus infância:

Antecipar fases ou ficar ansioso demais a cada etapa de desenvolvimento da criança só faz mal – para você e para ela. Por isso, não adianta escolher um colégio que promete alfabetizar seu filho aos 4 anos. Fisicamente, ele só estará realmente maduro para ler e escrever por volta dos 6 anos. Até lá, relaxe.

Não é indicado ter tarefa de casa na educação infantil, porque a criança ainda não está madura o suficiente para fazer sozinha. Nessa fase, a “lição” deve limitar-se a levar um livro de vez em quando para os pais lerem com os filhos em casa ou pesquisas simples sobre algum assunto que estejam estudando.

 

Na educação infantil, a maioria das crianças não usa mais fraldas e já consegue se expressar verbalmente, o que facilita o cuidado. Por isso, dois profissionais para cada turma de 15 crianças são suficientes, sendo uma pedagoga e uma auxiliar.

 

Ainda que a criança não leia, é importante que ela possa desenvolver o interesse pela escrita e leitura. Por isso, é indispensável ter livros disponíveis na altura das crianças na própria sala de aula ou em algum espaço destinado a isso. Os professores podem, por exemplo,  levar as crianças à biblioteca da escola e pedir para a turma escolher a história que será lida naquele dia.

 

Não se preocupe com o conteúdo, mas com a formação humana. As escolas têm um programa mais ou menos parecido a seguir, estipulado pelo Ministério da Educação. Se o aluno estiver preparado afetivamente, ele aprenderá cognitivamente.

 

Na educação infantil,  o desenvolvimento do aluno é observado diariamente por meio das atividades realizadas em sala. O resultado disso é passado à família na reunião de pais e por meio de portfólio e relatórios.

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