Black Friday e Natal: preparando-se para as compras

Preparando-se para as compras Parte 1 – Antes de comprar

 

O final de ano vai chegando e os gastos com presentes aumentando. Mas, convenhamos: comprar algo para presentear a nós mesmos e aos nossos queridos é muito recompensador! E melhor ainda é se estivermos prontos para eventuais problemas que essas compras podem causar. Como ex-estagiária do Procon-SP, resolvi dar umas dicas para que você e seu bolso se preparem para o que virá!!

 

1- Primeiramente, é sempre importante frisar:

Não compre nada por impulso. Sim, eu sei que parece irresistível a palavra PROMOÇÃO (principalmente quando se trata daquela blusinha linda que estávamos namorando!), mas mantenha a calma! Sabemos que de grandes ofertas o inferno está cheio, então tente não ser enganada. Isso porquê muitas empresas aumentam o preço antes da Black Friday para, no dia, dar um suposto desconto que somente faz voltar o produto ao seu preço original.

Para evitar cair nessa cilada, Bino, faça uma lista do que pretende comprar antecipadamente e vá pesquisando os preços (em pelo menos três lojas diferentes e em dias diferentes, seria o ideal) e sempre anote os valores. Se estiver pesquisando pela internet, anote também o valor do frete, pois este deve ser algo a pesar na sua decisão: uma loja pode vender o produto mais caro, mas ter frete grátis, o que pode compensar com relação àquela loja em que o produto em si é mais em conta, mas o valor do frete é um absurdo!

Assim, na tão esperada sexta-feira você terá condições de escolher se é a oportunidade certa de comprar!

 

2- Com a crise que o país passa a tendência é que este seja mais um natal das lembrancinhas.

Mas mesmo assim é sempre bom investir num presente que seja original e cheio de carinho embutido. Então, dê preferência para produtos artesanais (existem grupos no Facebook, como o “Compro de quem faz das minas”, que podem te ajudar a encontrar coisas super interessantes e até personalizadas, feitos muitas vezes por mães solteiras, que precisam da renda de suas vendas para sobreviverem). Assim, além de ajudar quem pode estar precisando, você adquire um produto que dificilmente você encontraria no mercado comum e aquele que você estará presenteando possivelmente não terá ganhado nada parecido, sendo um presente exclusivo seu!

 

3- Se ainda desejar comprar em lojas, pesquise se elas são confiáveis (principalmente se estiver comprando pela internet).

O site do Procon-SP todos os anos disponibiliza a lista de reclamações fundamentadas contendo as empresas que mais tiveram reclamações no ano anterior.

Você também pode pesquisar eventuais problemas pelo site do Reclame Aqui.

 

4- Já está em vigência a nova lei que permite aos comerciantes cobrarem valores diferenciados quando o meio de pagamento também for diverso.

Analise suas possibilidades financeiras para saber qual é a melhor opção para você e sempre que possível apele para a boa e velha pechincha quando for pagar à vista no cartão e, principalmente, no dinheiro.

 

5- Evite usar seu 13º salário integralmente para pagar as dívidas das compras.

No começo do ano outras inúmeras contas chegam e é sempre bom ter uma reservinha para emergências.

 

6- Se após aquela boa pesquisada os preços não estiverem compensando, considere esperar até o início do ano para comprar, principalmente quando se tratar de vestuários.

Após o período de festas muitas lojas precisam renovar o estoque do que sobrou e fazem aquele saldão!

 

E por enquanto é só! No próximo post daremos dicas para o que fazer caso tenha problemas depois da compra. E você, tem mais alguma sugestão para dar?

 

Foto por: Heidi Sandstrom.

One thought on “Black Friday e Natal: preparando-se para as compras

  1. suzane cris says:

    Manas, alguns grupos do face, incluindo o que citei na coluna estão sofrendo perseguições da administração da rede social por serem grupos só de mulheres. Logo, alguns estão restringindo sua publicidade, sendo que talvez vocês não os encontre facilmente nas pesquisas. Se souberem de manas que participam destes grupos (como eu), solicitem a elas que te incluam. A moderação de cada um irá analisar a solicitação de inclusão. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *