3 passos para ter foco nos estudos

Como render nos estudos

Quer saber como organizar os seus estudos para render mais, ter mais foco e produtividade e ainda zero ansiedade?

Muitos estudantes me procuram querendo dicas de organização de estudos, porque querem alcançar melhores resultados do que os atuais.

Existem dois principais problemas:

  1. Dificuldade em manter o foco e a concentração nos estudos, devido a ansiedade.
  2. Perder o foco a todo momento, porque se desdobram na tentativa fazer tudo.

É fato que ao longo da vida escolar estamos acostumadas em receber ordens: são os professores, os diretores e os pais mandando na vida do estudante. O que gera falta de clareza e de planejamento de objetivos, pode levar o estudante a um estado mental de indecisão.

A ansiedade é uma sensação antecipada do futuro, sob um ponto de vista pessimista. Devido a quantidade de vagas no vestibular, cotas, duvidas no que prestar, como estudar…. Quando você tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o seu foco dissipa.

A liberdade de horário para estudar e a dúvida sobre o que fazer

Muitas estudantes têm liberdade de escolha para fazerem o próprio horário, e, apesar disso, não conseguem decidir o que fazer. Essa situação acontece principalmente na vida de estudantes que não trabalham (aquele frase péssima: você SÓ estuda).

Algumas estudantes estão tão acostumadas em receber ordens, que não conseguem se tornar “chefe” de si próprios. Outro grande problema que acontece com frequência, é a falta de clareza e planejamento de objetivos.

Tudo isso acaba contribuindo para que a pessoa entre num estado mental de indecisão, afetando totalmente o seu desempenho educacional.

Uma das habilidades mais importantes que precisa ser desenvolvida é a autodisciplina. É praticamente impossível que você consiga ter um bom desempenho no seu estudo, sem que você estabeleça regras de organização para si mesmo.

Afinal, que alcança a aprovação são pessoas disciplinadas, que se preocupam em ser produtivas dentro do horário estabelecido. A autodisciplina é um fator fundamental para seu sucesso.

3 passos para a autodisciplina:

  1. Crie objetivos para si mesmo!
  2. Planeje as ações necessárias para alcança-los,
  3. e depois dívida essas ações de modo que possa executá-las diariamente.

Quando você segue por esse caminho, a sensação de dúvida sobre o que fazer desaparece instantemente, pois agora você tem um alvo para atingir.

Se você seguir sua disciplina a risca:

  • Não ficará ansioso – porque sabe exatamente o que vai fazer
  • Não perderá o foco – porque saber exatamente o que deve fazer

Achou este artigo útil? Se você gostou, deixe eu ficar sabendo através do seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *