Sobre a esperança: leia quando achar que nada vai dar certo

Como diria Leminski, “problemas têm família grande”, então, quando acontece algo ruim numa esfera da vida, parece que todas as outras querem participar. Quando estiver rodeado de problemas e nem um fiozinho de esperança, lembre-se desses pontos.

Há cerca de um ano, eu e um amigo estávamos em frente à máquina de café, chorando um sem fim de preocupações. A gente era colega de trabalho e estávamos igualmente insatisfeitos com ele. Sabíamos que não era para a gente, que o futuro poderia nos reservar muito mais. Estávamos tão angustiados que nem nos lembramos de esperar. No fundo todos nós temos esperança, mas nem sempre nos lembramos de convidá-la para a roda.

Acontece que hoje, mais de um ano depois daquele dia, tudo mudou e estamos bem melhores que antes. Conversamos bastante há uns dias, enquanto trocávamos novidades sobre nossos novos empregos. “Se a gente pudesse, voltaria hoje àquela máquina de café e diria: “Calma, vocês dois. Vai dar tudo certo”, foi a conclusão de ambos. Hoje nós dois enxergamos que não precisávamos sofrer aquele tanto, mas também acho que não precisamos de uma máquina do tempo.

Se hoje você estiver achando que nada vai dar certo, lembre-se desses seis pontos. Se estiver tudo bem, mas você é daqueles que se pré-ocupa, leia mesmo assim 🙂

Tudo vai dar certo

Você sabe, eu sei, todo mundo sabe. De nada adianta se desesperar. Como disse alguém, embora a dor seja inevitável, o sofrimento é opcional. O sofrimento por antecipação então… É uma opção bem miserável. Independentemente de algo ruim estar acontecendo ou ainda ter a possibilidade de acontecer, lembre-se que o ciclo da vida, numa esfera sobre a qual não temos controle, encarrega-se de tudo.

Sua atitude muda bastante coisa

É claro que a melhora de uma situação depende também de atitudes práticas. Minha mãe, a pessoa mais prática que eu conheço, costumava dizer que resolver a gente sempre precisa resolver, pode escolher se vai chorar antes ou depois. Se você precisar sofrer e resolver ou apenas resolver, qual é o caminho mais curto e menos desgastante? Não precisamos que o eu do futuro nos venha e diga: Se aquieta aí, daqui a pouco tudo se resolve. O eu de hoje pode nos dizer hoje para as pré-ocupações de hoje: Se ocupe do presente. Faça o possível para que tudo dê certo e procure não sofrer.

Uma mulher, com uma mochila, está de costas, num trilho de trem. A paisagem está deserta.
Photo by Joshua Alfaro on Unsplash

Tudo acontece para o bem

Aqui entra um outro ponto. Quando estamos angustiados, enxergamos uma ou apenas poucas formas daquela situação terminar bem. De tudo dar certo. Acontece que “bem” e “certo” é uma questão de perspectiva. Abra mão de controlar tudo e se abra às novas possibilidades de mudança, de evolução. Não brigue com o universo para impor que aconteça o que é “certo” para você.

Sempre evoluímos

Um terapeuta me disse que nunca enxergou, em sua vida ou na de seus pacientes, uma fatia de vida pior que a anterior. Ou seja, nenhum relacionamento, emprego, casa ou qualquer situação era ruim em comparação com a que a antecedeu. Toda mudança, nesse sentido, é positiva, mas é importante pensar que nós também somos outros. Passamos a enxergar nossas prioridades, ou novas prioridades, nossas virtudes. Também percebemos o que não gostamos em uma situação atual, o que nos faz sempre atrair algo melhor para nossas vidas.

O filósofo grego Heráclito disse que nenhum homem entra duas vezes no mesmo rio. Mesmo que ele retorne ao mesmo ponto do rio no outro dia, aquele rio não será mais o mesmo. Nem mesmo o homem será o mesmo. Tudo flui e, por isso, nada melhor que acreditar na mudança e, ainda melhor, fazer bom proveito dela.

Flores amarelas
Photo by Katherine McCormack on Unsplash

Faça o exercício do distanciamento

Quando uma situação te afligir muito, procure, nem que seja por alguns minutos, distanciar-se desse problema. Faça um exercício de imaginação e se enxergue daqui cinco, dez anos. Nesse novo espaço-tempo, será que essa situação ainda existiria? E, continue a imaginar, nesse mesmo lugar, o quanto de sofrimento essa dor representa em toda sua vida. Provavelmente nada, ou muito pouco. Também dá para se imaginar longe, longe, longe, fisicamente longe, dessa situação. Até ver o quão ínfima é a importância dela para gerar tanta frustração.

Não se esqueça de quem você é

Empresas determinam uma missão, uma visão e valores para nortear sua atuação. Quando você chega, bate o olho na placa e pronto, entende muito de onde está entrando. Ajudaria muito se nós definíssemos quais são os valores que carregamos conosco, o que verdadeiramente importa. Acredito que se todas as situações passassem por esse crivo, poucas nos tirariam o sono. E o melhor, nossos valores e crenças poderiam ser um lindo oriente para encontrarmos uma solução. Invista no autoconhecimento e lance mão dessa bússola!

 

Também escrevo no Blog Salto Baixo: http://tatilazz.blogspot.com
Me acompanhe no Instagram: www.instagram.com/tati.lazz/

One thought on “Sobre a esperança: leia quando achar que nada vai dar certo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *