Seis causas que indicam insuficiência do sono

Muitos pais acabam oferecendo o sono da maneira em que é mais fácil a aceitação da criança, mas será que estão fazendo certo?

É de fundamental importância o sono durante a infância. O Sono está associado ao desenvolvimento, socialização, aprendizado, alimentação. É durante a fase do sono em que a criança organiza a memória, ou seja, ela ¨guarda na cabecinha dela tudo o que aprendeu durante o dia¨. Por isso a importância de oferecer um sono regular, o que não é uma tarefa nada fácil. Para saber um pouco mais sobre o sono clique aqui. Quer saber se seu filho apresenta  Insuficiência do Sono?

Então, separamos cinco perguntas para você conseguir identificar se seu filho precisa de ajuda em relação ao sono:

  •  Seu filho só dorme quando anda de carro?
  •  Você precisa acordar seu filho todos os dias pela manhã?
  •  Irritabilidade, nervosismo e choros são constantes durante o dia?
  •  Há dias que seu filho dorme muito mais cedo que o normal?
  •  Demonstra não gostar de dormir?
  •  Dorme após as 22h?

Se você respondeu sim para, pelo menos, três perguntas, seu filho precisa de ajuda com o sono. Provavelmente, esteja com ¨Privação do Sono¨ ou Insuficiência do sono e é necessário o repor. Mas como fazer isso quando há recusa para dormir? O momento ideal para poder oferecê-lo é quando identificar o primeiro sinal de sono, ou seja, ao notar que há bocejos, mãos mais próximas aos olhos, ao redor dos olhos fica mais rosado; sendo assim, será mais fácil a aceitação. Então, o leve para um local calmo, confortável e tranquilo e fique ali por um tempo. A segurança e tranquilo do responsável auxilia muito neste momento.

Por outro lado, é um erro quando acreditam que oferecer o sono para a criança exausta é melhor e mais fácil a aceitação. Quando há o cansaço ou o sono dormido é insuficiente,  torna-se cerca de 20% mais desafiador a criança adormecer, pelo fato dela não conseguir se ¨desligar¨, por conta do acúmulo de estímulos que ocorreu naquele momento, e existe a possibilidade de acontecerem alguns despertares. Porém quando a criança dorme a quantidade de horas necessárias para o organismo dela durante a noite e dia (sonecas), dificilmente ela terá interrupções noturnas por maus hábitos.

Levando-se em conta o que foi mencionado, podemos concluir que a quantidade de horas dormidas influenciam na aprendizagem, concentração, armazenamento e memória. Organizar o dia a dia da criança, diminuir o ritmo das atividades antes da cama, corrigir a hora de dormir, no início será bastante desafiador, mas após curto prazo pode-se perceber a mudança comportamental da criança e, consequentemente, da família e a diminuição da insuficiência do sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *