PORQUE ESCONDER AS EMOÇÕES NO TRABALHO?

Todos temos emoções e sentimentos e isso é fato. E quem nunca teve vontade de chorar e gritar no trabalho atire a primeira pedra. Por que dentre todo o dia impossível não sentir vontade de parar e chorar por tudo.

Todo mundo já teve uma queda no rendimento por problemas pessoais ou por causa de onda de melancolia.

No fundo, ninguém acredita realmente que é possível agir de forma exclusivamente racional no trabalho.

Logico que sabemos que não existe um botão ON/OFF para nos desligarmos do mundo la fora quando estamos no ambiente de trabalho e muitas empresas já perceberam isso e se encarregam de fazer varias palestras e workshops falando do tema: inteligencia emocional.

Esse termo apareceu pela primeira vez em 1990, em um artigo de dois psicólogos americanos sobre a capacidade de perceber e gerir os seus próprios sentimentos, e também os sentimentos alheios.No mundo corporativo surgiu em 1995, quando o jornalista Daniel Goleman publicou o livro ” Emotional intelligence” e o mesmo se tornou um especialista no assunto

Ele indica que a inteligencia emocional pode ser baseada em quatro partes ou pilares:

  1. Consciência de si mesmo:  capacidade de reconhecer o que você está sentindo;
  2. Gestão de si mesmo: habilidades como autocontrole emocional, capacidade de adaptação e otimismo;
  3. Consciência socia: capacidade de perceber e interpretar o estado emocional de um grupo de pessoas;
  4. Gestão de relacionamentos: habilidades como trabalho em equipe, administração de conflitos, liderança e influência.

Um ponto que podemos salientar a esse respeito seria o da manipulação das emoções. O autocontrole seria o comando da expressão dos sentimentos segundo Goleman. Seria o saber como, quando e onde colocar os sentimentos para fora no ambiente de trabalho para não reprimi los. Na verdade não se deve reprimi los. A repressão desses sentimentos pode ocasionar problemas muito maiores na vida pessoal e ate profissional.

Ta certo, ta certo, mas como conseguir fazer tudo isso?

Tem uma palavrinha que Goleman nos mostra que pode conseguir dar um jeito nisso tudo. A palavra é ordem: Se você conseguir colocar ordem nos seus sentimentos, saber onde, como e quando cada um esta ou aparece, eles podem continuar existindo na sua casa, no seu escritório sem transformar a sua vida em um caos e a dos outros a sua volta também.

Viver os sentimentos de forma profunda e intensa mas não deixa-los transbordar de forma desordenada.

Ainda estou no processo (longo claro, pois isso não é fácil) mas tenho certeza que um dia vou conseguir e chorar no trabalho ira passar longe.

Fria?! Não. Apenas tentando manter a ordem aqui dentro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *