Padrinhos de casamento: uma baita cilada

Geralmente padrinhos de casamento são convidados para esta função porque são muito amigos dos noivos ou têm vínculo familiar próximo. Mas a verdade é que a tarefa é uma cilada tão grande, que os inimigos é que deveriam ser convidados.

 

A dor no bolso

Sejamos honestos. Quando recebemos o fatídico convite pra ser padrinho ou madrinha de casamento, já imaginamos um ralo gigante no fundo da nossa conta bancária sugando nossas míseras economias.

E não é pra menos. Padrinhos têm que dar presente bom, daqueles que só dá pra comprar dividindo em 10 vezes sem juros. Também têm que arranjar uma roupa bem bacana. Aliás, o lance da roupa dos padrinhos de casamento é um assunto que dá um roteiro de novela mexicana, e piora mil vezes se você for mulher.

 

Com que roupa?

Os padrinhos têm obrigação de estar vestidos do jeitinho que a noiva quer. Não importa se você não gosta daquele rabo de pinguim no seu paletó, ou se você fica péssima num vestido cor-de-rosa: se a noiva quer assim, você obedece! Ah, e provavelmente você ainda vai ter pagar pela roupa que nem queria vestir.

 

A cerimônia

Chega o grande dia (não o seu) e você tem que chegar mais cedo na igreja. Você sabe que a noiva vai dar aquela atrasadinha básica, mas você tem que chegar antes pra ela não surtar. Então as madrinhas acabam indo com muitas horas de antecedência pro salão pra fazer cabelo e maquiagem. Normalmente, no meio da tarde já estão montadas numa fantasia que vai ter que durar até a madrugada.

Aí chega o momento emocionante, uma música linda toca, abrem-se as portas da igreja… e começa o desfile de padrinhos. Sabe porque eles andam tão devagarinho? Pra que todo mundo possa reparar no modelo do vestido ou se o nó da gravata tá bem feito.

Assim, cumprindo o papel de lindas peças decorativas no altar, os padrinhos ficam em pé ansiosos aguardando a entrada da noiva. Mas a ansiedade não é porque querem ver o vestido branco e reluzente. É porque já estão cansados, pois estão de pé desde que chegaram (mais cedo) na igreja, dentro de sapatos e roupas desconfortáveis. E quando os noivos entram triunfais na altar, a padrinhada toda já tá exausta… e precisam ainda encarar sorridentes os próximos longos minutos da cerimônia. Já vi madrinha desmaiar de cansaço, enquanto rolava a benção.

 

Enfim, a festa.

A parte mais divertida do casamento é a festa certo? É quando os valentes padrinhos de casamento, que chegaram mais cedo, ficaram de pé um tempão… agora podem relaxar e curtir a farra, confere? Claro que não! Ainda precisam fazer as duzentas fotos com os noivos antes da festa, ou seja, quando está todo mundo ainda arrumadinho. Fotos das madrinhas com a noiva, dos padrinhos com os noivos, aí dos padrinhos segurando a noiva, e com os pais da noiva, etc, etc, etc. Exaustos e famintos… padrinhos e madrinhas ainda precisam manter a pose e fotografar lindamente.

A essa altura já estão questionando se sua amizade com os noivos é tão forte assim. Ou então, perguntando-se o que fizeram pra pra merecer tamanha provação.

 

E ainda tem que vender pedaço de gravata, ajudar a noiva a fazer xixi… e tantas outras situações quase que obrigatórias aos padrinhos de casamento. Afinal, os rituais matrimoniais não têm fim e em outro artigo eu já questionei vários deles.

 

Como eu acho que deveria ser…

Cara, os padrinhos de casamento são escolhidos por serem muito queridos pelos noivos não são? Poxa, então a coisa toda tinha que ser totalmente o oposto. A roupa tinha que ser liberada ao gosto deles. Ficar horas em pé, nem pensar! Ah.. e camarote VIP na festa, com direito a garçom exclusivo e massagem nos pés. Nada menos que isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *