Manual de sobrevivência do casamento em 3 passos

Hoje eu quero abrir meu coração para vocês!

Sou casada há 6 anos, o início do meu casamento foi MUITO difícil! Quando ouço as pessoas falando que no começo tudo é fácil, me dá vontade de sair gritando! Tudo foi complicado no começo:

  • nós nunca tínhamos morado com outras pessoas sem ser nossos pais;
  • Estamos muito ligados em nossas famílias;
  • Eramos jovens (de idade e de relacionamento);
  • Ele sofreu de depressão e síndrome do panico – íamos no hospital toda a semana!
  • As nossas famílias foram um problema a parte…

Enfim, tínhamos tudo para dar errado!

Até que começamos a conversar mais! SIM! Parece tão simples, né?! Mas, no momento em que paramos tudo e começamos a falar mais, nos ouvir mais, a coisa funcionou!

Em meus atendimentos de coaching com mulheres que querem melhorar seus relacionamentos, sempre a questão da comunicação aparece! E nestes casos eu sempre conto minha história!
Claro que não existe “receita de bolo” para melhorar a relação em 5 minutos, mas gostaria de deixar aqui 3 pontos que me ajudaram muito a melhorar meu próprio relacionamento:

  1. EMPATIA

Considere o outro sentimento do outro! Se coloque no lugar do seu parceiro(a)! Em um casamento, isso é primordial. A vida em conjunto é um aprendizado sobre o outro, a cada dia conhecemos melhor um ao outro. As duas pessoas que estão dentro do casamento tiveram histórias antes do relacionamento (famílias, diferentes experiências, valores e expectativas). Por isso, ouça, ouvir com atenção é metade do caminho para a felicidade no casamento!

 

  1. Crie um plano para assuntos difíceis

Eu tenho MUITA DIFICULDADE em mostrar meus sentimentos e minhas dificuldades! Por isso, nas primeiras conversas eu não conseguia falar tudo o que queria, eu acabava chorando e nada saia…. Por isso eu comecei a criar listas e tópicos do que eu queria falar.

Exatamente como vocês estão pensando (e rindo) eu ia com um papel para a conversa! Com o tempo as conversas ficaram mais fáceis e até que hoje qualquer assunto flui naturalmente (e eu falo tudo sem choro!).

 

  1. Encontrem juntos uma solução

Casamento não é competição! Ninguém ganha nem perde sozinho! Casamento é união, é parceria, é conjunto! Ou os dois perdem ou os dois ganham! Por isso ambos precisam ceder certas vontades em prol do entendimento para chegarem a um acordo.
Esta ultima dica é a união de todas as anteriores: se você ouviu e conseguiu conversar, encontrar a solução em conjunto é natural! Claro que no início as vezes é difícil (lembre-se de mim, foi MUITO difícil), mas depois fica fácil, natural e o relacionamento melhorar muito!

 

Espero ter ajudado com estas dicas!

E lembre-se, pode marcar uma hora para conversar comigo, sem compromisso, para pensarmos soluções juntas para seu casamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *