Lendo Mulheres: Mel Duarte

Negra Nua Crua: Mel Duarte. Capa do livro, contendo a autora deitada de olhos fechados e sorrindo

Negra Nua Crua ~ Mel Duarte

 

Que capa linda tem esse último livro da Mel Duarte! Traz uma paz só de olhar, com os cabelos da autora se assemelhando às raízes de uma forte árvore. E cada pedacinho da obra é uma arte em especial!

Neste livro de poesias, a paulistana Mel Duarte aborta as questões e enfrentamentos que a mulher negra sofre em nossa sociedade. Relata, por exemplo, como aprendeu a lidar com o racismo estrutural com o ensinamento de seus pais e também como o corpo da negra é abusado e explorado sexualmente pelos homens.

 

A leitura é obrigatória para sentirmos um pouco o machismo e o racismo sofrido pelas mulheres negras da periferia de São Paulo e também para engajar todas as militantes para a luta política:

Uma senhora de longe a observa

Desconfiada, a calçada ela atravessa

Preto correndo ela pensa: Não é algo que presta!

 

(Ampulheta)

 

 E rebate o machismo com seus versos combativos:

Você que não mova sua pica para impor respeito a mim.

 

Há também poemas mais picantes ao tratar dos romances vividos e correspondidos. Enfim, todas deveriam ler a poesia da slammer e sentir (mais uma vez) na alma a dor de ser mulher, ser negra, ser mãe, principalmente depois da perda irreparável que tivemos nesta semana, a da vereadora carioca Marielle Franco.

 A autora tem obras publicadas em diversos livros, além de outro de autoria própria, Fragmentos Dispersos, lançado em 2013. Também já representou o Brasil em Festival de Literatura em Angola. Você pode conhecer mais sobre ela em seu site oficial: https://www.melduartepoesia.com.br/ .

A série “Lendo mulheres” tem o intuito de promover a leitura e o conhecimento de obras escritas por mulheres, muitas vezes encobertas por um mundo científico e literário dominado por homens.

Para ler o primeiro post da série, clique em: https://blog.dapimenta.com.br/lendo-mulheres-angelica-freitas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *