Precisamos falar sobre a falta de investimento em pesquisas científicas no Brasil

Laboratórios em penúria, bolsas ameaçadas de corte e os orçamentos que não param de encolher. A ciência e a tecnologia nacionais estão na UTI! A falta de investimento em pesquisas científicas no Brasil é cada dia mais alarmante.

Há três anos o Brasil passa por uma ineficiência em ciência e tecnologias, isso acaba sendo um retrocesso muito grande para o país. Nesse tempo o país perde pessoas que acabam saindo dele, perde capacidade de responder e resolver os próprios problemas. 

Segundo Stevens Rehen, no início do ano de 2017, a previsão do orçamento destinado às pesquisas científicas no Brasil era em torno de 6 bilhões de reais, hoje o orçamento real é de menos de 3,2 bilhões, o que parece ser muito, mas, em caso de ciência e tecnologia acaba sendo muito pouco, um corte de 44%, um corte que prejudica cerca de 200 mil pesquisadores no país! Pesquisadores que geram conhecimento, tecnologia, produtos que são essenciais para o desenvolvimento do Brasil.

O orçamento de 3,2 bilhões serve apenas para pagar custos, apenas o básico, com esse dinheiro não se pode fazer novos investimentos, esse dinheiro é apenas para o pagamento das bolsas de estudos. Dinheiro para investimentos em pesquisas o Brasil simplesmente não tem!

No rio, falta de dinheiro deixou 3.500 projetos sem nenhum investimento na UERJ. Segundo a UERJ dos R$ 128 milhões de projetos aprovados pela Faperj desde 2014, o estado só repassou para a universidade R$ 60 milhões, menos da metade. Em 2016, o setor de Pesquisas Científicas e Tecnológicas não recebeu dinheiro algum.Durante quase um ano, esses pesquisadores usaram verbas de outros projetos para continuar estudando os vírus da zika, dengue e chikungunya.

“O Brasil está na contramão da história, nossa ciência é muito jovem. A economia depende da ciência. Sem ciência e tecnologia vamos ficar para trás”.

Consequências da falta de investimento em pesquisas científicas no Brasil

A falta de investimentos em pesquisas científicas provoca consequências incomensuráveis na qualidade de vida das pessoas.

A medicina fica estagnada na cura de doenças, deixa-se de utilizar métodos mais propícios para a prevenção de tragédias ambientais, a humanidade deixa de evoluir em tecnologias necessárias para avanço de idéias e descobertas.

“Sem a Ciência o mundo é apenas um átomo perdido no universo.”

Com a falta de investimento em pesquisas científicas no Brasil, a economia do pais fica muito dependente de importar tecnologias, com as taxas de importação os novos produtos chegam ao mercado muito caros e a população não tem dinheiro para garantir aquele bem e ficam mais atrasados em relação á população dos países que investem.

Os maiores problemas são:

  • Falta de Avanços Cientificos.
  • Falta de divulgação de nocas teorias científicas.
  • Falta de conhecimento sobre novas teorias científicas.

O pesquisador brasileiro é muito apreciado pela criatividade que a gente tem. Temos uma crise financeira, mas não é só uma questão de falta de recursos, é uma questão também de falta de prioridade.

“Eu imagino que há 20 ou 25 anos que a gente não vê uma crise tão grave em Ciência e Tecnologia no Brasil com a falta de investimento e com a necessidade de sustentar não só investimento da pesquisa em si, mas na infraestrutura da universidade”, revelou o diretor do Instituto de Biologia da UFRJ, Rodrigo Brindeiro.

A Humanidade é a alma do mundo! A Ciência é a alma do Humanidade!

Precisamos nunca deixar de falar sobre a falta de investimento em pesquisas científicas no Brasil…

É isso pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *