Como limpar seu vibrador e outros acessórios

Foto mão de mulher lavando um garfo

Este é um guia com todas as informações que você precisa sobre cuidado e limpeza de vibradores, dildos, masturbadores, plugs e outros brinquedos sexuais.

Os materiais dos brinquedos sexuais não são todos iguais, então o seu cuidado com cada um deles eles também não deve ser. A limpeza de um brinquedo sexual é muito importante para a sua segurança e saúde, igualmente para manter a vida util dos seus itens.

É bom lembrar que, para a segurança de parceiros, você só deve compartilhar brinquedos sexuais que possam ser higienizados ou, se não, protegidos com um preservativo. No guia de materiais de brinquedos e acessórios (que vou escrever em breve), você verá diversas vezes menções a poroso e não poroso. Brinquedos sexuais não porosos são os únicos que podem ser compartilhados com segurança, sem a necessidade do preservativo.

Métodos de limpeza

Esterilização

Você só pode esterilizar um material não poroso. Não há nenhuma maneira de matar as bactérias e fungos, que podem rapidamente fazer uma casa nos poros, do brinquedo poroso. Você pode limpar o exterior do brinquedo, mas você nunca será capaz deixa-lo totalmente limpo, ultrapassando a camada superficial. Os métodos de esterilização são:

Água sanitária

Mergulhe os materiais não porosos como silicone, plástico ABS, metal, cerâmica e madeira em uma solução com 10% de água sanitária e enxague bem depois.

Água fervendo

Alguns plugs e vibradores de vidro, metal e silicone podem ser fervidos por 3-5 minutos.

Álcool isopropílico

Metal, plástico, vidro, madeira e a maioria de silicone (verifique com o fabricante para ter certeza) podem ser limpos com álcool isopropílico.

Limpeza rápida

Se seus brinquedos não são porosos e você não tem nenhuma infecção por fungos ou bactérias, após o uso, uma lavada rápida com sabonete para as mãos – aqueles antibacterianos – e água corrente, para limpar o lubrificante e os fluidos que ficaram no brinquedo, são suficientes. Mas, de tempos em tempos, ferva seus brinquedos para manter tudo em ordem.

Se você estiver compartilhando o brinquedo procure sempre esterilizar após o uso

Enxaguar apenas com água

Isso só se aplica apenas aos masturbadores masculinos.

Como limpar vibradores

A limpeza de um vibrador é básica, você pode usar o método de limpeza rápida. Claro que, uma vez que ele tem um motor, você não deve ferver o seu vibrador.

Vários vibradores possuem fissuras ou fendas, locais onde diferentes materiais ou partes do brinquedo se encontram. Ele pode ter uma parte de plástico e uma de silicone, uma tampa para as pilhas ou porta para carregar a bateria, ou ele pode simplesmente ser texturizado. Estas fendas e fissuras exigem atenção especial quando você está limpando. Eu recomendo usar uma escova de dentes macia, ou sua unha junto com uma toalha de papel para alcançar esses espaços.

Os vibradores de plástico ABS e de silicone não são porosos e podem ser esterilizados.

Cuidado com os preservativos

Atenção ao usar um preservativo com um brinquedo sexual: Certifique-se de comprar preservativos não-lubrificados, ou preservativos que dizem especificamente que usam lubrificante à base de água. A maioria dos preservativos que já vêm lubrificados utilizam lubrificante com silicone (geralmente os mais baratos), e eles provavelmente terão uma reação com um brinquedo de silicone. Para brinquedos e acessórios de silicone ou materiais duros, você pode usar um preservativo de látex, se você não tiver alergia. Para materiais porosos é melhor usar preservativos de poliuretano – muitos materiais porosos têm óleo na composição, que age como um amaciante, e o óleo não é compatível com látex!

Como limpar plugs

Por segurança, é melhor não deixar cerâmica ou vidro por muito tempo em água fervente. A maioria dos brinquedos de vidro se dão bem em água fervente, mas lembre-se de que o vidro usado em brinquedos sexuais mantém a temperatura muito bem, por isso ficará extremamente quente por um tempo. Sempre consulte as instruções do fabricante antes de colocar objetos de vidro em água fervente, alguns tipos de vidro suportam muito bem mudanças de temperatura, outros não. Um mergulho na solução com água sanitária é suficiente se você quiser esterilizar, se não, se for só para higienizar, água e sabão.

Plugs de metal não podem ser colocados em água sanitária, então limpe somente com água e sabão ou, se quiser esterilizar, água fervendo. Materiais como a água sanitária podem ser corrosivos e estragar seu brinquedo.

Recapitulando

Água e sabão, geralmente, são suficientes para a limpeza da maioria dos brinquedos. Ferver para esterilizar requer cuidado e água sanitária não pode ser utilizada em brinquedos de metal.

 

Sempre leia a recomendação do fabricante e se, por exemplo, estiver em inglês e você não entender, entre em contato com o suporte de onde você comprou e peça orientação.

One thought on “Como limpar seu vibrador e outros acessórios

  1. Silvia says:

    Nossa amei a dica,estava preocupada Por q não veio instrução e higienização agora estou mais tranquila , obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *