Como escolher a escola – ENSINO FUNDAMENTAL

Para os pais final de ano é momento de escolha de escola. Este momento é muito importante tanto para a família quanto para as crianças! Para ajudar neste momento de escolha vou fazer uma série de textos direcionado por segmentos.

 

Este é o segundo post sobre escolher a escola dos filhos: Especial Ensino Fundamental

 A partir do primeiro ano do ensino fundamental, seu filho não é mais bebê, mas continua sendo criança – e precisa de espaço para brincar. Não abra mão disso. Quadra de esportes, pátio e parquinho são fundamentais, assim como o tempo destinado a isso.

 

Pedagógico:

É imprescindível questionar a escola sobre quais materiais ela utiliza. Muitas, hoje em dia, se baseiam principalmente em apostilas. Elas podem ser adotadas no início do ensino fundamental, mas não como único método. As crianças devem ser estimuladas de formas interessantes e criativas, que extrapolam o papel, como estudos do meio.

 

Verifique se a escola tem laboratórios de informática ou ciências, e com que frequência eles são usados. Aulas práticas nesses ambientes despertam a curiosidade do aluno.

 

Pergunte o tempo do intervalo entre as aulas e se, no recreio, a criança poderá brincar além de fazer o lanche. Questione também se, nesse momento, as atividades são monitoradas ou livres.

 

Responsabilidades:

A idade certa para o aluno fixar em casa o que viu em sala é a partir dos 6 anos. Assim, ele também aprende sobre responsabilidade e rotina.

 

A partir do ensino fundamental, as crianças passam a ter acesso à cantina escolar. Saiba qual o preço dos itens vendidos e se são saudáveis. Pergunte também se há a possibilidade de abertura de conta, para ser paga no final do mês. E não se esqueça de questionar se a escola permite que a família envie qualquer tipo de lanche.

 

É no ensino fundamental que começam as avaliações mais formais, geralmente por meio de provas pré-agendadas. Claro que o começo pode ser mais sutil, para que a criança se adapte. Mas, com o passar do tempo, ela deve sistematizar o estudo e a revisão de conteúdo para a avaliação.

Questão da idade:

A data de corte varia muito Brasil afora. Portanto, se pelo mês de nascimento do seu filho, ele será o caçula ou o mais velho da turma. Em geral é preferível atrasá-lo, para evitar problemas depois. Há crianças que ficam com baixa autoestima (por se exigir mais do que podem oferecer); outras, por conviverem com crianças mais velhas, despertam precocemente o interesse por assuntos com os quais não têm maturidade para lidar (de sexualidade a consumismo desenfreado).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *