Câncer de mama: 5 mitos e verdades

Outubro chegou e com ele toda a campanha de incentivo à prevenção do câncer de mama…

Muitas mulheres ainda tem dúvidas e não recebem informações suficientes sobre o tema câncer de mama, outras se sentem imunes e não levam a sério, homens então, recebem pouquíssimas instruções e a grande maioria acredita que é uma doença exclusivamente feminina… pensando nisso, o post de hoje vai trazer 5 mitos e verdades sobre o câncer de mama!

1 – Histórico familiar…

Mito: nenhuma mulher está imune ao câncer de mama, mesmo que na sua família nunca tenha havido um caso. 12% de nós tem probabilidade de desenvolver o tumor.

Verdade: Se na sua família já houve casos de câncer de mama a cuidado deve ser redobrado. Se já teve uma irmã, a mãe ou uma filha, principalmente esses vínculos mais próximos, previna-se pois o risco aumenta em 80%!

2 – É necessário fazer mamografia frequentemente…

Mito: se já foi feito uma vez e não deu nada é porque nunca se desenvolverá o tumor.

Verdade: a mamografia é a principal forma de se diagnosticar precocemente os tumores. Quem tem histórico familiar deve começar a fazer aos 25 anos. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chance de cura

3 – Emoções negativas como estresse, mágoas e raiva podem causar câncer.

Mito: nenhum tipo de câncer vem por causa de sentimentos negativos. Por maior que seja sua mágoa, tristeza ou depressão, essas emoções não têm a capacidade de se transformar em tumores!

4 – Mulheres obesas ficam mais suscetíveis à doença:

Verdade: o tecido gorduroso é capaz de aumentar o estrogênio, isso faz com que o excesso de peso seja muito prejudicial no caso de tumores.

5 – Quem menstrua muito cedo ou é mãe depois dos 30 anos tem maior probabilidade de desenvolver a doença: 

Verdade: o risco aumenta porque essas mulheres menstruam mais vezes do que o normal ao longo da vida, isso as deixa excessivamente expostas aos hormônios estrogênio e progesterona. O estrogênio estimula as células da glândula mamária a se reproduzir. Portanto, quanto mais menstruações, maior é o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Sei que existem muitas outras dúvidas mas, é importante todas fazerem o auto exame e acompanhar com outros exames, pois o auto exame, feito através de apalpar os seios, não distingue tipos de tumores, principalmente se estiverem em fase inicial…

Espero ter esclarecido algumas dúvidas pessoal, mas não deixem de procurar um médico especialista para esclarecer todas as outras… Outubro é o mês da conscientização mas as prevenções e os alarmes devem ser presentes o ano todo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *