Aprendendo a lidar com a depressão

Semana passada foi complicada pra mim. Não, não somente a semana passada, mas o mês todo. Talvez, tenha começado em fevereiro. Sim. Eu lembro de ter marcado com meus amigos diversos passeios durante o carnaval – “Vamos em todos os bloquinhos, vamos nos divertir e fazer memórias” -, entretanto, nenhum passeio aconteceu.

Mais uma vez, fui engolida pela depressão. Essa antiga amiga que vem me visitar e que demora para ir embora.

Ontem, em uma conversa com minha família, minha mãe perguntou se eu estava bem. Disse que sim. Ela me olhou e eu soube a verdadeira pergunta. Me perguntei se eu estava realmente bem, já que a depressão é uma montanha russa, cheia de voltas e que você não sabe quando vai acabar. Ontem, eu estava bem. E nos outros dias?

Um filme, dos últimos três meses, passou em minha mente. Tanta coisa aconteceu. Conclui que tive diversas oscilações.

É difícil conviver com essa doença, não é? O meu maior sonho é acabar com ela e dar um belo fim, mas como fazer? Muitas pessoas me disseram que é possível acabar com ela se você realmente tentar, se ajudar. Para as pessoas que dizem isso: por favor, fiquem quietas! Explico o porquê dessa frase estar errada:

Estamos tentando com todas as forças, todos os dias. Levantamos da cama, saímos para trabalhar, lidamos com relatórios, clientes, chefes – com todos os sentimentos dentro de nós. Somos fortes! Nos esforçamos cada dia que passa. Se você, quer nos ajudar, nos abrace, mostre o seu apoio. É tão simples.

Lidar com a depressão é difícil. Como falei anteriormente, é uma montanha russa, uma doideira mesmo. Mas é possível conviver com ela. Não esqueça que você é mais do que uma doença, que terá dias bons e ruins, mas é possível rir, criar boas memórias. Se você não estiver bem, tudo bem faltar ao trabalho ou cancelar com os amigos. A sua saúde vem em primeiro lugar. Não abrace a depressão nos piores momentos. Procure buscar sua força e lembre-se da sua trajetória. Coragem está tatuado dentro de ti! Encontre um hobby que possa te ajudar. Pintar ou correr ajudam bastante, além de trabalhar seus músculos. Ignore todas as pessoas tóxicas a sua volta, elas não acrescentarão em nada em sua vida. Não esqueça de procurar o melhor tratamento para você, a terapia ajuda bastante.

Hoje, eu posso dizer que estou bem. Eu sei que é uma batalha árdua e estou preparada para isso! E é por isso que aviso vocês, leitores da Pimenta, que estou de volta. A trajetória vai continuar. Ah, não esqueça que você é mais, tá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *